Os olhos do Senhor buscam os fiéis da terra


 Por Nonato Souza


“Os meus olhos procurarão os fiéis da terra, para que morem comigo; o que anda em reto caminho, esse me servirá” (Sl 101.6).

 

Davi, o rei de Israel buscava cercar-se de pessoas cuja conduta era irrepreensível que o ajudasse a governar com sabedoria e integridade. Os padrões morais do rei deviam ser refletidos na vida dos que o serviam e estavam perto dele. E, assim, vida exemplar deveria ser o padrão para os que estavam com Davi e guerreavam as guerras do rei. Ele reconhece a importância de ter ao seu lado pessoas confiáveis e leais, que possa compartilhar com eles suas responsabilidades e compromissos. Essas pessoas seriam uma bênção não somente para ele, mas também, para toda sua casa, trazendo estabilidade e prosperidade. Somente pessoas fiéis e que andavam em um caminho reto poderiam fazer parte deste grupo, servindo ao rei e sua nação.

Ora, se Davi um rei terreno não conseguia conviver em companhia de pessoas cuja vida era pautada pelo engano e a mentira, o que podemos dizer sobre o Deus? Certamente, o padrão de Deus é bem mais elevado que o padrão humano e os seus olhos estão em busca dos retos de coração para que com ele habitem. Isto significa que o Deus fiel (Sl 89.24) busca pessoas fiéis e justas em todas as áreas de suas vidas que O honrem e O obedeçam. Este fato também revela o amor de Deus por todos os seus filhos e a sua constante procura por aqueles que o amam de verdade (Sl 106.8).

O cristão vive em um mundo onde assola a iniquidade, e o pecado está sempre presente, acossando-o. Ciente de está vivendo em meio a uma geração corrompida e perversa (Fp 2.15), deve o crente se portar fielmente em todo o seu caminho, não fazendo acordos espúrios, ou com subornos, ou envolvendo-se em corrupções, contrariando os ensinos da Palavra de Deus (Tt 2.10).  Veja que a fidelidade é um dos valores mais importantes na vida cristã, penso que é a base de toda a nossa relação com Deus e com o próximo. Implica em ser confiável, íntegro, leal e comprometido com princípios e valores de Deus. Ela nos conduz no caminho certo, mantendo a nossa palavra, cumprindo nossos compromissos, sendo justo e honesto em nossas relações.

O salmista quer andar em sua casa com um coração sincero (101. 3,4); ter no seu reino, junto a si, pessoas de bem, responsáveis e que governem com temor sua própria família.  Sabe-se que não é fácil encontrar pessoas com esse quilate, pois a fidelidade exige sacrifícios, renúncias e uma constante luta contra as tentações, desejos egoístas e outros comportamentos que nos afastam de Deus.

À semelhança do salmista que tinha os seus olhos voltados para os fieis da terra de Israel, e a esses buscava para com ele habitar; os olhos do Senhor Deus, que perscrutam toda a terra, e ver além do que o homem podem ver, estão voltados para cada um dos seus filhos em busca dos fiéis da terra para com ele morar (1Pe 3.12). 

O Senhor Deus, nos ajude!

 

Tenha saúde e paz!

O retorno de Cristo é iminente!

#orepornós


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Salvai-vos desta geração perversa"

Rebelião Contra os Líderes

É tempo de despertar