Postagens

Mostrando postagens de Dezembro, 2010

O nascimento do Rei Jesus

Imagem
Por Nonato Souza

“Disse-lhe, então, o anjo: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus, e eis que em teu ventre conceberás, e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus. Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai, e reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu Reino não terá fim” (Lc 1.30-33).

O nascimento de Jesus foi predito pelos profetas do Antigo Testamento. Ele é o menino que estava para nascer, o filho que seria dado, aquele de quem Isaias falara que seria: “Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz” (Is 9.6). O evangelista Lucas registra que nos dias de César Augusto, foi publicado um decreto convocando toda a população do Império para alistar-se (Lc 2.1,2). Maria e José, que viviam em Nazaré (cerca de 160 Km de Belém), subiram juntamente com os demais, para que ali cumprissem o que Deus dissera através do profeta Miquéias. “E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre…

Bibliologia - um estudo sobre as Escrituras

Imagem
Por Nonato Souza

É do conhecimento de grande parte, que a revelação bíblica é a fonte principal da Teologia. Daí a importância de estarmos inteirados sobre o assunto. Bibliologia é o estudo sobre as Escrituras Sagradas. Gabriela Mistral disse: “A Bíblia é para mim o Livro. Não vejo como alguém pode viver sem ela, a não ser que se torne pobre, nem como pode ser forte sem este alimento, nem doce sem este mel”.

O propósito principal da revelação não é apenas tornar o homem conhecedor do poder, atributos e propósitos de Deus, mas acima de tudo estabelecer um contato pessoal entre Deus e o homem, advindo daí a experiência religiosa.

Deus tem o desejo de revelar-se às suas criaturas. Ele é um Deus que fala e se manifesta, isto é revelado na criação e ainda através de toda a história bíblica. O texto sagrado nos diz: “Havendo Deus, antigamente, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos, nestes últimos dias pelo Filho” (Hb 1.1). Foi pois, do agrad…