A Bíblia ensina que o cristão deve ser honesto e ter boa consciência
Por Nonato Souza.
“Orai por nós, porque confiamos que temos boa consciência, como aqueles que em tudo querem portar-se honestamente” (Hb 13.18).
No texto acima o escritor aos hebreus relaciona dois conceitos profundamente conectados no ensino bíblico: a honestidade e a boa consciência. Esses elementos são fundamentais para a vida cristã, pois expressam a integridade e o caráter daqueles que seguem a Cristo.
O desejo de se portar honestamente “em tudo”, conforme mencionado no texto, reflete a integridade e transparência que devem marcar a vida de um cristão. Honestidade, aqui, vai além de simplesmente falar a verdade; ela abrange a totalidade da vida, incluindo ações, pensamentos e intenções. O cristão é chamado a agir de forma justa e íntegra em todas as áreas, refletindo o caráter de Deus. Veja que frequentemente a Bíblia exalta a honestidade como um princípio essencial. Está escrito que “os lábios mentirosos são abomináveis ao Senhor, mas os que agem fielmente são o seu deleite” (Pv 12.22). O texto está dizendo que Deus se agrada daqueles que buscam viver com integridade e verdade em suas ações e palavras. A honestidade não é apenas uma questão ética; é uma resposta ao chamado de Deus para viver de acordo com seus mandamentos e caráter.
A “boa consciência”, mencionada no texto está diretamente relacionada à honestidade. A consciência é o senso interno de certo e errado, que Deus dá a cada ser humano para que ele viva de acordo com a verdade. Quando alguém vive com honestidade, sua consciência permanece limpa e tranquila, pois não há acusações interiores decorrentes de mentiras, enganos ou comportamentos imorais. As palavras de Paulo sobre a boa consciência em Atos 24.16: “E, por isso, procuro sempre ter uma consciência sem ofensa, tanto para com Deus como para com os homens”, mostram que a vida cristã deve ser marcada por um esforço contínuo de viver com integridade, buscando agradar a Deus e ser exemplo diante das pessoas.
Ter boa consciência é viver de maneira que o cristão não precise esconder suas ações ou se envergonhar delas. Quando vivemos honestamente podemos desfrutar de uma consciência tranquila diante de Deus. Isso nos encoraja de tal maneira que, mesmo quando enfrentamos acusações falsas, a nossa boa consciência e comportamento integro, prevalecem como testemunho (1Pe 3.16).
Em vista disso, ter boa consciência ou uma consciência tranquila, que não acuse é fundamentalmente essencial àqueles que buscam portar-se honestamente. Veja que “boa consciência” no texto do escritor aos hebreus, fala de consciência alinhada à Palavra de Deus e não a comportamentos meramente humanos. Uma consciência alinhada à Palavra de Deus leva o cristão a um viver honesto diante dos homens.
Que o Senhor Jesus, pelo seu Espírito nos ajude dia após dia!
A graça do Senhor seja com o teu espírito!
#orepornós
Comentários
Postar um comentário