O crescimento espiritual necessário ao cristão


Pr. Nonato Souza.

“Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais a mais até ser dia perfeito” (Pv 4.18). 

Esse texto de Provérbios nos oferece uma belíssima metáfora para ilustrar o crescimento espiritual do cristão: "Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito." Esta passagem compara a vida do justo a uma jornada de crescimento contínuo, onde a luz da verdade e da justiça vai aumentando até alcançar sua plenitude. Vamos analisar, o significado deste crescimento espiritual à luz deste versículo, entendendo como ele se manifesta na vida cristã.

O termo “vereda” traduz a palavra hebraica orach, referindo a um caminho ou trilha. Não é apenas um ponto de partida ou chegada, mas um percurso que deve ser seguido.

O “Justo” é uma referência àqueles que vivem de acordo com os princípios de Deus, aqueles que buscam a santidade e a justiça em suas vidas diárias.

A “luz da aurora”, representa o início do dia, um novo começo, simbolizando o nascimento da fé e o início da jornada espiritual. Assim como a luz cresce em intensidade desde o amanhecer até ao meio-dia, também o cristão deve crescer em sua caminhada com Deus.

A aurora pode ser símbolo de esperança e renovação. Cada dia começa com uma nova oportunidade de crescimento e amadurecimento espiritual.

A expressão “vai brilhando mais e mais”, indica um crescimento contínuo e progressivo. O cristão não é chamado para permanecer estagnado, mas para avançar em sua fé e conhecimento de Deus.

O “dia perfeito” simboliza a plenitude do dia, onde a luz atinge o seu pico, representando o estágio final da jornada espiritual do crente, quando ele alcança a maturidade plena em Cisto.

O crescimento espiritual é uma necessidade urgente na vida cristã. Fomos chamados e estamos sendo trabalhados por Deus, segundo as ferramentas que Ele deu à Igreja, para crescermos espiritualmente (Ef 4.11-12). A Bíblia diz que devemos estar arraigados e estabelecidos em amor, tendo Cristo em nosso coração (Ef 3.17-19), e isto não acontecerá sem crescimento espiritual.   

O crescimento espiritual é importante porque por meio dele é que nos tornamos capazes de distinguir o mal do bem (Hb 5.14), e, assim podemos cumprir a vontade de Deus com segurança. O crescimento espiritual deve fazer parte da vida cristã, pois, é exatamente isto que Deus planejou para sua igreja (Ef 3.14-16).

O texto bíblico de Provérbios diz que a vereda dos justos vai se tornando cada vez mais brilhante, isto só é possível, se o crente for dia a dia crescendo no Senhor. O justo brilha pelo seu testemunho em Cristo, isto é fato. Quanto mais perto de Cristo, maior a luz que reflete no cristão, e esta luz vai aumentando em perfeição até chegar ao céu. Ali, o cristão brilhará como o sol em seu mais excelente fulgor (Sl 84.7; 2Co 3.18; Rm 1.17). 

O Senhor nos ajude com sua imensurável graça e nos leve ao crescimento em Cristo, tão necessário à vida cristã.

#orepornós 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Salvai-vos desta geração perversa"

Rebelião Contra os Líderes

Apego ao Sistema Mundano e Seus Graves Prejuízos a Vida Cristã