O homem carnal é distinto do homem espiritual.


 Por Nonato Souza.

“E eu, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo” (1Co 3.1).

No contexto da passagem citada, Paulo trata da questão da imaturidade espiritual na igreja de Corinto. A repreensão do apóstolo dos gentios se dá pela falta de maturidade, comparando-os a meninos em sua caminhada cristã.

Paulo fala francamente aos crentes de Corinto, expressando sua frustração com a falta de progresso espiritual que eles demonstravam. Ele diz que não podia falar com eles como a pessoas espirituais, pois ainda agiam de forma carnal. 

Sabe-se que na igreja local existem aqueles crentes que podem ser caracterizados como espirituais e/ou carnais. Como carnais, subentende-se aqueles que esboçam falta de maturidade, embora sendo autênticos cristãos. A estes lhes falta crescimento espiritual, maturidade. Por serem carnais não conseguem crescer em Cristo por falta de apetite pelas coisas de Deus e com suas ações dominadas pela carne provocam divisões, formando partidos dentro da igreja local (1Co 3.3,4).

Todo cristão que segue a filosofia do mundo e não se deixa levar pelos ditames da Palavra de Deus é um cristão carnal. A falta de apetite pelas coisas de Deus e consequentemente a ausência de crescimento espiritual leva esses crentes a uma vida carnal regada de pecados morais graves e a provocar divisões na igreja. Paulo ver toda esta situação como comportamento carnal que leva os cristãos a andar segundo os padrões dos homens (v. 3). Deus espera que todos os membros da igreja cresçam em maturidade e deixem as coisas de menino.

Ora, Paulo olhava para os cristãos de Corinto e os comparava a "meninos em Cristo". Essa analogia destaca a imaturidade dos crentes coríntios em sua fé. Assim, como bebês, eles ainda não haviam crescido e amadurecido o suficiente na fé para compreenderem as profundezas dos ensinamentos de Cristo e aplicá-los em suas vidas. A ideia que Paulo está transmitindo é que os crentes de Corinto estavam enfrentando dificuldades em seu crescimento espiritual, permanecendo em um estágio inicial de sua jornada com Cristo, quando deveriam estar avançando para níveis mais profundos de fé e entendimento.

Essa repreensão de Paulo aos coríntios é um lembrete para todos os cristãos sobre a importância de crescer na fé e no conhecimento de Cristo. É esperado que, à medida que amadurecemos espiritualmente, deixemos para trás comportamentos e atitudes carnais, buscando uma vida guiada pelo Espírito, com uma compreensão mais profunda dos princípios bíblicos e a capacidade de discernir o que é correto e verdadeiro. Este é o alvo do apóstolo Paulo para todos os santos.

 

O Senhor Deus seja contigo e com os teus em Cristo.

A volta do Senhor Jesus é iminente, viva hoje na expectativa do Seu retorno.

#orepornós 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Salvai-vos desta geração perversa"

Rebelião Contra os Líderes

É tempo de despertar