Recomendação bíblica aos salvos: Deixe a mentira e fale somente a verdade


 Por Nonato Souza.

“Por isso, deixando a mentira, cada um fale a verdade com o seu próximo, porque somos membros do mesmo corpo” (Ef 4.25).

Paulo mostra com clareza que para o cristão a verdade faz parte de sua nova vida e deve está presente no contexto dos relacionamentos com as demais pessoas. Vivemos em constante guerra espiritual, o que nos leva a estar cingidos com a verdade. No livro de Provérbios, as coisas excelentes estão em dizer o que é reto, proclamar a verdade e a justiça (Pv 8.6-8).

A falta de integridade expõe o crente diretamente ao inimigo, deixando-o vulnerável aos insidiosos ataques daquele que a todo custo quer nos destruir. Estar a favor da verdade é a forma certa que o cristão tem para lograr êxito em sua guerra contra todo tipo de falsidades e mentiras.

Somos o povo de Deus, firmados na verdade, cujo testemunho deve refletir a verdade. Pertencemos à verdade e precisamos está firmados nela, mesmo sendo estimulados por homens ímpios e pecadores à prática da mentira e toda forma de injustiça. Somos o povo que amamos a verdade (Êx 18.21), pois fomos salvos pela Verdade (Jo 14.6), gerados pela palavra da verdade (Tg 1.18) e, portanto, jamais iremos ceder a práticas que destroem a verdade em nossas vidas.

Veja que no texto acima, Paulo destaca a importância de uma vida pautada pela verdade e pela honestidade. Ora, Paulo diz: "Por isso, deixando a mentira, cada um fale a verdade com o seu próximo". Essa clara recomendação bíblica nos alerta a abandonar todo tipo de mentira e nos ater à verdade. A Bíblia frequentemente condena a mentira e a falsidade como características que não devem estar presentes na vida de um crente. A mentira é contrária à natureza de Deus, que é a própria verdade. Portanto, como seguidores de Cristo, somos chamados à prática da verdade e nos posicionar contra toda mentira.

A instrução do apóstolo Paulo é para que falemos a verdade. Ele diz: "Cada um fale a verdade com o seu próximo". Aqui, somos instruídos a ser pessoas de verdade, tanto em nossas palavras quanto em nossas ações. Devemos buscar a honestidade e a sinceridade em todos os nossos relacionamentos, seja com familiares, amigos, colegas de trabalho e com todos. Isso inclui sermos verdadeiros em nossos discursos, evitando enganar ou manipular os outros.

Paulo revela que esse fato é importante, “porque somos membros do mesmo corpo”. Isto mostra nossa identidade e conexão como membros do corpo de Cristo, a Igreja. Somos chamados a viver em unidade e comunhão uns com os outros A verdade e a honestidade são fundamentais para manter essa unidade, pois a mentira pode causar divisões, desconfiança e ferir os relacionamentos. Portanto, deve o cristão agir de forma honesta, falando a verdade e evitando a mentira, a fim de preservar a comunhão com os irmãos em Cristo e ser um testemunho fiel do amor de Deus para o mundo.

 

O Senhor Deus te abençoe em Cristo Jesus!

O retorno de Cristo é iminente! 

#orepornós 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Salvai-vos desta geração perversa"

Rebelião Contra os Líderes

É tempo de despertar