Santificação necessária em favor das nossas orações


 Por Nonato Souza

“Quero, pois, que os homens orem em todos os lugares, levantando mãos santas, sem ira e sem animosidade” (1Tm 2.8).

Observe no texto o desejo de Paulo e sua autoridade apostólica ao dizer: “quero”. Ele se dirige aos homens e os convoca a prática da oração incessante. A oração é um ato importante na vida do cristão. No texto, Paulo incentiva os homens a serem líderes espirituais em suas famílias e comunidades, levantando mãos santas e orando sem ira e sem animosidade.

O ato de levantar as mãos durante a oração é um gesto simbólico de rendição e submissão a Deus e expressa que estamos abertos a receber a bênção de Deus, reconhecendo sua autoridade em nossas vidas. No texto, Paulo destaca que o cristão deve levantar mãos santas, significando que deve estar em estado de pureza e santidade diante de Deus. Débora Menken Gill faz menção à expressão “santas”, dizendo que a mesma “descreve mãos dadas a ações piedosas, puras e limpas conforme os mandamentos de Deus, ao invés de serem mãos “ímpias” dedicadas à ira e às contendas” (ARRINGTON, 2003, p. 1450). Portanto, as mãos que se erguem devem ser mãos onde não haja contaminação por delitos anteriores.

Para o apóstolo Paulo a oração é um momento de comunhão com Deus e não deve ser usado como uma oportunidade para expressar sentimentos negativos em relação a outras pessoas. É necessário deixar de lado diferenças e orar uns pelos outros, conforme nos ensina a boa Palavra de Deus. Alguém que tenha cometido homicídios, adultérios, roubos, se envolvido em contendas intermináveis ou outros tipos de delitos contra Deus e seu próximo, não deve pensar que sem uma reparação e o perdão de Deus, irá erguer as suas mãos numa oração que seja agradável a Deus. A recomendação bíblica é que o ato de erguer as mãos deve ser “sem ira e sem animosidade”.

Finalmente podemos dizer que as palavras do apóstolo Paulo nos mostram a importância da oração na vida do crente e a necessidade de sermos puros e santos diante de Deus, mas, também, enfatiza que o cristão precisa deixar de lado todo e qualquer sentimento negativo e orar sem ira e sem animosidade. A Bíblia fala sobre a importância do perdão, do amor ao próximo e da necessidade de termos vida tranquila. Aliás, Jesus ensinou que, se estivermos em conflito com alguém, devemos nos reconciliar primeiro para então apresentar nossa oferta no altar (Mt 5.23,24), pois, que valor tem o culto que fazemos para Deus, se não conseguimos ter paz com o nosso irmão em Cristo. Ora, o texto bíblico diz que quem não consegue amar o seu irmão a quem vê, não pode também amar a Deus, a quem não vê (1Jo 4.20,21). É bom pensar nisso.

Graça e paz de Deus sobre sua vida.

O retorno do Senhor é iminente!

#orepornós

Notas:

ARRINGTON, French L.; STRONSTAD, Roger. Comentário Bíblico Pentecostal, Novo Testamento, 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD. 2003.  


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Salvai-vos desta geração perversa"

Rebelião Contra os Líderes

É tempo de despertar