O perigo de sermos desqualificados


 Por Nonato Souza.

“Assim corro também eu, não sem meta; assim luto, não como desferindo golpes no ar. Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado” (1Co 9.26,27).

Quem disse que a vida cristã é fácil? Ela exige de cada cristão autodisciplina constante, autocontrole e abnegação. Sem a prática do amor em nossos relacionamentos, corremos o sério risco de sermos rejeitados por Deus.

Paulo usava constantemente as imagens de jogos atléticos para ilustrar a vida cristã (Fp 3.12-14; 2Tm 2.5). No texto acima ele usa mais uma vez esta figura para mostrar que a vida cristã exige domínio próprio e perseverança na caminhada. Paulo mostra que na corrida cristã é preciso ter meta, alvo, ser constante.

No texto temos em destaque a importância da disciplina pessoal na vida cristã, pois Paulo se esforçava paras manter o controle sobre suas ações e pensamentos, a fim de não ser desqualificado na corrida da fé. O apóstolo estava certo que a vida cristã não é uma caminhada fácil, e que as tentações e adversidades podem facilmente nos levar a desviar do caminho correto

Para o cristão a falta de foco, meta, gera desperdício de energia. Segundo Anthony Palma, Paulo tem em mente um boxeador que golpeia e subjuga (gr. hypopiazo) o seu corpo fazendo deste seu escravo (ARRINGTON, 2003,p. 992). Paulo diz isto, para explicar aos cristãos de Corinto que esmurra o seu corpo e o reduz a escravidão, porque não quer ser “desqualificado”. “Ao pregar aos outros, não deseja negligenciar a responsabilidade que tem para com seu próprio bem-estar espiritual. Admite que se for negligente ou indisciplinado, não poderá receber a incorruptível coroa da vida” (ARRINGTON, 2003,p. 992).

Está claro para Paulo que é possível perder a recompensa celestial caso venhamos deixar de viver uma vida disciplinada e santa, caracterizada pela pureza e integridade moral e espiritual, em dedicação a Deus. Paulo sabe do impacto que uma desqualificação traria na vida de outras pessoas, se ele permitisse ser dominado por suas fraquezas e pecados.

A desqualificação do cristão diante de Deus virá pelo devido descuido com a vida espiritual e vida de indisciplina diante das ofertas deste mundo tenebroso. O devido cuidado em continuar batalhando por uma vida espiritual pautada na Palavra de Deus é necessidade constante.

É preciso, portanto, está atento na caminhada com Cristo, mantendo nosso corpo sob controle e evitando o pecado que pode nos afastar do alvo proposto. Nesse aspecto, a disciplina pessoal é fundamental para a perseverança na fé e crescimento em Cristo.

Pense nisso.

Tenha saúde e paz!

O retorno do Senhor Jesus é iminente!

#orepornós

Nota:

ARRINGTON, French L.; STRONSTAD, Roger. Comentário Bíblico Pentecostal, Novo Testamento, 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD. 2003.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Salvai-vos desta geração perversa"

Rebelião Contra os Líderes

É tempo de despertar