"Negociem até que eu volte"


 Por Nonato Souza

"Por isso, Jesus disse: — Certo homem nobre partiu para uma terra distante, a fim de tomar posse de um reino e voltar. Chamou dez dos seus servos, confiou-lhes dez minas e disse-lhes: "Negociem até que eu volte.” (Lucas 19.12,13).

Bom, por analogia , o homem que partiu para uma terra distante, a fim de tomar posse de um reino e voltar, é o Senhor Jesus. A parábola apresenta ensinamentos valiosos sobre a responsabilidade que temos de usar os talentos e recursos que Deus nos confiou para cumpri Seus propósitos na terra.

A parábola contada por Jesus começa com um homem rico que chamou seus servos e lhes confiou seus bens enquanto se ausentava para uma terra distante. O homem rico deu a cada um dos servos uma quantidade diferente de talentos, de acordo com a sua habilidade. Um talento na época era uma grande quantidade de dinheiro, equivalente a cerca de 6.000 denários, ou cerca de 20 anos de salário de um trabalhador.

Antes de se ausentar o homem rico distribuiu aos seus servos talentos. A um 5 a outro 2 e a outro 1 e a todos deu a ordem: "Negociem até que eu volte". De posse do talento, cada seguidor de Cristo tem a grande responsabilidade de usar fielmente o que recebeu do Senhor. A parábola nos diz que o servo que recebeu cinco talentos negociou com eles e ganhou outros cindo talentos. O servo que recebeu dois talentos também negociou e ganhou outros dois talentos. Mas o servo que recebeu um talento decidiu enterrá-lo no chão, com medo de perder o dinheiro. Quando o homem rico voltou e os chamou a prestar contas, os dois primeiros foram elogiados e recompensados, enquanto último foi repreendido e punido.

Entenda que na parábola citada por Jesus o talento representa nossas aptidões, tempo, recursos e oportunidades que temos para honrar a Cristo enquanto aqui na terra estamos. Veja que os talentos não nos pertence, mas ao Senhor. Eles estão apenas sob nossa responsabilidade e a recomendação do Senhor a todos nós é: " Negociem até que eu volte".

Veja que Deus nos confiou talentos e recursos que devemos usar para sua glória. Apóstolo Pedro recomenda: “Sirvam uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como encarregados de administrar bem a multiforme graça de Deus” (1Pe 4.10). Na visão de Pedro, nós não somos donos desses talentos, somos apenas administradores e devemos usá-los para benefício do Reino de Deus.

Deus espera que sejamos fiéis e diligentes na administração dos talentos que nos confiou. Jesus ensinou que o cristão fiel no pouco é também fiel no muito e quem é injusto no pouco, também é injusto no muito (Lc 16.10). Assim, é bom entender que Deus não mede o sucesso pelo número de talentos que recebemos, mas sim pelo uso sábio e fiel que fazemos dele.

Na parábola temos a advertência de que haverá prestação de contas pelo uso dos talentos que Deus nos confiou. Aliás, o apóstolo Paulo nos ensina com clareza sobre o assunto dizendo: “Assim, pois, cada um de nós prestará contas de si mesmo diante de Deus”. Agir com cuidado na administração dos talentos é exigência do Senhor, pois, esconder ou desperdiçar os mesmos trará consequências sérias. Ao retornar o Senhor, todos, então, serão chamados a sua presença para a prestação de contas. Chamados em particular, cada um por sua vez, será interrogado acerca do que fez com os talentos que recebeu.

Está claro no Texto Sagrado que cada cristão recebe do Senhor talentos, com os quais deve trabalhar para produzir mais talento ainda. O que usar bem os talentos recebidos de Deus terá sua devida recompensa. Jesus disse: “Eis que venho sem demora, e comigo está a recompensa que tenho para dar a cada um segundo as suas obras” (Ap 22.12).

Posto isso, a pergunta que não quer calar é: O que estamos fazendo com os talentos que recebemos do Senhor? Estamos multiplicando os mesmos para entregarmos ao Senhor com o seu devido acréscimo? Esteja certo que a volta do Senhor é iminente, e, de cada um pedirá a conta da administração dos talentos que recebeu.

O Senhor nos ajude!

O retorno do Senhor é iminente!

Tenha saúde e paz!

#orepornós


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Salvai-vos desta geração perversa"

Rebelião Contra os Líderes

É tempo de despertar