Fortalecidos com poder pelo Espírito no íntimo


 Por Nonato Souza.

“Peço a Deus que, segundo a riqueza de sua glória, conceda a vocês que sejam fortalecidos com poder, mediante o seu Espírito no intimo de cada um” (Ef 3.16 ARA).

No texto temos a oração de Paulo para que os crentes tenham poder interior que é resultado da presença do Espírito Santo.  Para alcançarmos este glorioso benefício precisamos depender de Deus e confiar em sua graça e poder que nos fortalece em toda jornada espiritual. A expressão “riqueza de sua glória” revela a fonte procedente dos abundantes tesouros espirituais que habitam em Deus disponíveis para operar na vida do salvo. Paulo quer o bem espiritual dos cristãos para que suas almas sejam alcançadas pelas abundantes riquezas da glória de Deus.

Veja que esse fortalecimento com poder pelo Espírito, que tanto necessitamos, acontece no profundo da nossa alma e espírito. É o trabalhar de Deus em nós, que nos capacita a viver uma vida cristã plena e abundante. Não é apenas algo que nos ajuda a suportar as lutas e desafios da vida, mas é também um processo de santificação, onde o Espírito trabalha em nós para nos transformar em pessoas à semelhança de Cristo, refletindo assim, sua imagem e caráter em nossas vidas.

O professor de NT HENDRIKSEN diz que a oração de Paulo é para que todos os atributos de Deus sejam ricamente aplicados no progresso espiritual daqueles a quem ele se dirige. [1]

O comentarista bíblico HENRY enfatiza que a força do Espírito de Deus no homem interior é a melhor e mais desejada força, é força na alma, é força da fé e outras graças, é força para servir a Deus e fazer nosso dever e a perseverar em nosso curso cristão com vigor e alegria. [2]

Para o teólogo MACARTHUR: “O poder espiritual é a marca de todo cristão que se submete à Palavra e ao Espírito de Deus. Ele não está reservado para uma classe especial de cristão, mas para todos aqueles que disciplinam a mente e o espírito a estudar a Palavra, compreendê-la e viver por ela.” [3]

Para Paulo, o apóstolo dos gentios, nós os cristãos, fomos predestinados para sermos conforme a imagem de Cristo (Rm 8.29). Esse é um processo que começa com a conversão, quando o Espírito passa a habitar em nós e continua ao longo de toda a nossa vida cristã. O apostolo mostra ainda que “todos nós, com o rosto descoberto, contemplando a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, que é o Espírito” (1Co 3.18); isto significa dizer que a nossa transformação em Cristo é um processo contínuo e gradual através do Espírito Santo.

A ação do Espírito no íntimo torna o crente fortalecido pelo conhecimento de Cristo e controlado pelo poder do Espírito que lhe foi outorgado para o exercício de vida cristã e serviço divino. Quando somos fortalecidos pelo Espírito Santo, somos capacitados a viver para honrar e glorificar a Deus e impactar o mundo ao nosso redor.

Como está o teu coração diante de Deus e das situações da vida? Tenha cuidado, a vida de aparência cansa e tende a nos destruir. Fortalece-te no Senhor, pelo Espírito no teu íntimo e segue firme. Ele te conduzirá em triunfo.

Tenha saúde e paz!

A volta do Senhor Jesus é iminente!

#orepornós

Notas:

[1] HENDRIKSEN. William. Comentário do Novo Testamento Efésios e Filipenses. 2ª ed. São Paulo: Cultura Cristã. 2005, pg. 203.

[2] HENRY. Matthew. Comentário Bíblico do Novo Testamento, Atos a Apocalipse. 2ª Reimpressão. Rio de Janeiro: CPAD. 2010, pg. 588.

[3] MACARTHUR. John. Bíblia de Estudo MacArthur. São Paulo. SBB. 2010, pg. 1604.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Salvai-vos desta geração perversa"

Rebelião Contra os Líderes

É tempo de despertar