“Vigiem o tempo todo”

Por Nonato Souza 

“Portanto, vigiem o tempo todo, orando, para que vocês possam escapar de todas essas coisas que têm de acontecer e para que possam estar em pé na presença do Filho do Homem” (Lc 21.36).

Essa é uma recomendação dada pelo Senhor Jesus aos seus discípulos já em seus dias. Queria o Mestre deixar claro aos seus seguidores que há o risco de cair em situações embaraçosas, pecados e serem surpreendidos enquanto aguardam o retorno do Senhor.

Dificilmente venceremos as investidas do diabo, nosso inimigo, do sistema mundano e nossa natureza pecaminosa, sem vigilância plena. Vigilância incessante é um recurso que o cristão deve usar para não tropeçar e cair em situações embaraçosas estando sempre de prontidão em sua vida espiritual.

Há situações que exige de cada crente esforço pleno em oração fervorosa e consagração constante. O termo “vigilância” vem do grego agrupneo e significa, literalmente, estar atento, pronto; velar.

Na atual conjuntura, cremos que a vigilância é um recurso espiritual indispensável ao cristão que deseja permanecer de pé na presença de Deus. O teólogo, comentarista e pregador eminente, HENRY (2010, p. 707), traz o seguinte destaque sobre o assunto: 

Aqueles que desejam escapar da ira vindoura e assegurar as alegrias futuras devem vigiar e orar, e devem fazer isto sempre. Para conservar a sua comunhão com Deus; orem sempre – estejam sempre dispostos a cumprir este dever; reservem momentos definidos para isto; façam isto abundantemente; orem em todas as ocasiões; Aqueles que viverem uma vida de oração neste mundo serão considerados merecedores de viver uma vida de louvor no mundo porvir.

A expressão “está em pé na presença do Filho do Homem” conforme o texto acima, trás o sentido de aprovação, isto é, se guardar sem contaminação neste mundo, evitando envolver-se com essa enxurrada de males que sobrevirá, estando pronto para o encontro com o Senhor. Ora, sem a devida vigilância o cristão é facilmente vencido em sua caminhada. O fato de está aguardando o retorno do Senhor exige de cada crente cuidado extremo em sua vida espiritual.

No texto de Mateus 24.42, temos escrito: “Portanto, vigiem, porque vocês não sabem em que dia virá o Senhor de vocês”. Ora, no texto o que se tem é uma ordem: “vigiem”. O termo traduz a palavra grega gregoreuo com o sentido de “tomar cuidado”, “dar estrita atenção a”, “ser cauteloso, ativo”. É uma advertência para os dias atuais, pois nosso Senhor virá numa hora em que não esperamos.  

A vigilância constante se dá pelo fato de não haver sinais específicos de aviso para os crentes da atual dispensação. Portanto, Jesus poderá voltar para buscar sua Igreja a qualquer instante. Isto fala de Sua iminente volta: “Venho sem demora. Conserve o que você tem, para que ninguém tome a sua coroa” (Ap 3.11).

O assunto da iminente volta do Senhor Jesus estava presente no cotidiano da igreja e era doutrina ensinada com frequência pelos cristãos primitivos. Já naqueles dias, o iminente retorno do Senhor Jesus era aguardado por todos.

Quanto ao iminente retorno de Cristo para levar os santos para o céu, não temos dúvidas, o arrebatamento acontecerá a qualquer momento (Mc 13.35,36; Mt 25.13). Como está a sua expectativa para a volta do Senhor Jesus?

 

Pense nisso.

 

Tenha saúde e paz.

A volta do Senhor Jesus é iminente!

#orepornós

Nota:

HENRY, Matthew. Comentário Bíblico do Novo Testamento: Mateus a João.  Rio de Janeiro: CPAD. 2010.




“Po

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Salvai-vos desta geração perversa"

Rebelião Contra os Líderes

É tempo de despertar