O Espírito da verdade que guia o crente em toda verdade


 Por Nonato Souza

Porém, quando vier o Espírito da verdade, ele os guiará em toda a verdade. E não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que ouvir e anunciará a vocês as coisas que estão para acontecer (Jo 16 13).

O importante trabalho do Espírito Santo não é direcionado apenas àqueles que não conhecem a Cristo. Na verdade, opera entre os filhos de Deus ensinando-os, corrigindo-os e guiando-os no caminho da verdade. Foi exatamente isso que Jesus disse estando ainda com os discípulos: “O Espírito da verdade os guiará em toda a verdade”. Isso significa que o Espírito Santo é o guia da verdade para os crentes, e que Ele os conduzirá em um caminho correto em concordância com a vontade de Deus.

O Espírito Santo ministra aos crentes, orientando-os no caminho da verdade. O termo “guiará”, traduz a palavra grega hodegeo com o sentido de mostrar o caminho, ensinar, guiar e orientar. Quando escreviam a revelação do Novo Testamento, os apóstolos tiveram a orientação do Espírito Santo, de sorte que, o que eles escreveram foi a inspirada, inerrante e infalível Palavra de Deus. Ora, a verdade que o Espírito Santo guia os crentes, é a verdade da Palavra de Deus, e isso os ajuda a entender a vontade de Deus para suas vidas.

O Espírito Santo da verdade é o que guia o crente em toda verdade da Palavra de Deus, revelando o sentido oculto, tornando os seus ensinos claros, e fazendo com que até as passagens mais conhecidas irradiem uma nova beleza e significado. Veja que os discípulos, antes de serem cheios do Espírito Santo, não conseguiam compreender certos ensinamentos de Jesus (L 18.34; Jo 12.16; Lc 24.45-49). Depois do dia de Pentecostes, cheios do Espírito Santo, passaram de homens comuns a homens diferentes e ousados, entendendo os ensinos de Jesus e expondo de maneira maravilhosa as Escrituras Sagradas (At 2.14-36).

A palavra “verdade” traduz o termo grego aletheia e refere-se não apenas a fatos ou informações verdadeiras, mas também a tudo que é verdadeiro e autêntico em relação à vontade de Deus para a vida do crente. Esse trabalho do Espírito Santo implica em direção divina em relação à nossa fé, vida espiritual, relacionamentos, decisões pessoais, entre outras áreas. Significa que o Espírito irá nos ajudar a discernir a vontade de Deus e aplicá-la em nossa vida cotidiana, nos levando a viver de acordo com a vontade de Deus. Veja que a orientação do Espírito Santo não é limitada a apenas algumas áreas da nossa vida, mas é ampla e abrangente, desde as coisas mais simples até as mais complexas.

Nesse aspecto o estudo da Palavra de Deus é essencial, pois o Espírito Santo usa a Palavra como um meio de nos guiar em toda a verdade. Sabemos que a Bíblia é a fonte da verdade divina e, portanto, por ela podemos ser guiados. Ao lermos as Escrituras, o Espírito Santo nos ajudará a entender o que lemos e aplicar seus ensinamentos em nossas vidas.

Nessa questão vemos também a importância da oração. Ela é um meio pelo qual o Espírito nos guia em toda a verdade. Quando oramos, o Espírito Santo pode nos dá discernimento e clareza em relação às questões em que buscamos orientação. Assim, em obediência ao que o Espírito nos diz (Ap 3.6), podemos experimentar os benefícios da Sua orientação. Obedecer a voz do Espírito é importante, e isso requer humildade, submissão e confiança em Deus.

Que tal ter a presença do Espírito Santo sempre, em todas as nossas necessidades, em especial quando estudamos as Escrituras Sagradas? Isto é possível. O Espírito Santo está conosco guindo-nos em toda a verdade e pode nos revelar coisas que o nosso entendimento humano, pela sabedoria secular jamais entenderá. Vamos aproveitar, então, que o Espírito Santo habita em nós, lermos a Palavra de Deus assiduamente e ter luz para entendê-la com maior profundidade. O Espírito Santo é o Espírito da verdade e guia o crente em toda a verdade. Glória ao Espírito Santo!

O Senhor seja com o teu espírito. Tenhas saúde!

A volta do Senhor Jesus é iminente!

#orepornós


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Salvai-vos desta geração perversa"

Rebelião Contra os Líderes

É tempo de despertar