Edificados na fé santíssima, orando no Espírito Santo


 Por Nonato Souza

"Mas vocês, meus amados, edificando-se na fé santíssima que vocês têm, orando no Espírito Santo, mantenham-se no amor de Deus, esperando a misericórdia do nosso Senhor Jesus Cristo, que conduz para a vida eterna." (Judas 1.20,21).

A carta de Judas, irmão do Senhor, é endereçada aos cristãos em geral abordando sobre a necessidade de se manterem firmes na fé, resistindo às influências destrutivas que estavam presentes na igreja na época. A recomendação de Judas é para que os cristãos não se acomodem a uma vida cristã estagnada, o que resultará em grande retrocesso. Se uma casa não recebe manutenção acaba por desintegrar-se. Nós, os cristãos, devemos nos dedicar sempre, à edificação, em especial da nossa vida espiritual.

No texto bíblico acima Judas incentiva os seus leitores a se edificarem na fé santíssima, orando no Espírito Santo. A "fé santíssima" no texto é sinônimo da "fé que uma vez por todas foi entregue aos santos" (Jd 3), é uma fé genuína e tem como base a crença em Jesus Cristo como Filho de Deus, Salvador e Senhor. Podemos dizer que, em certo sentido, essa fé em Jesus Cristo é a base para o crescimento, mas até mesmo essa fé depende do que Deus revelou em sua Palavra. Veja que Paulo se expressou dizendo: "E, assim, a fé vem pelo ouvir, e o ouvir, pela palavra de Cristo" (Rm 10.17; NAA). Ora, edifica-se na fé santíssima, quando se estuda a Palavra de Deus, ora e tem comunhão com os irmãos em Cristo.

Sabe-se que a Palavra de Deus é essencial ao crescimento espiritual. Nós não encontraremos um cristão forte que produza muitos frutos, mas que ignora a Bíblia. Isto não existe. O cristão sábio dedica tempo diário para meditar na Palavra, buscando conhecer a vontade de Deus para sua vida. Veja que a expressão “edificando-se na fé santíssima que vocês têm” é um incentivo aos cristãos a se fortalecerem em sua fé cristã. Quando usa o termo “edificar”, Judas está falando em construir ou fortalecer algo, sendo que no contexto da fé cristã, se refere a crescer espiritualmente e se tornar mais firme em Deus, o que só pode acontecer com o dedicado estudo das Escrituras (Mt 7.24-27).

A santíssima fé mencionada por Judas é uma referência a fé cristã na santidade de Deus e na salvação por meio de Jesus Cristo. Essa é uma fé considerada sagrada e que deve ser levada a sério pelos que a professam. Quando Judas orienta os cristãos a edificar a si mesmo na fé santíssima que têm, está falando que a responsabilidade pela construção da fé recai sobre cada indivíduo. Ora, isso significa que cada pessoa deve se esforçar para fortalecer sua própria fé e buscar crescimento espiritual

Observe também que o poder para edificar e construir uma vida cristã saudável vem da oração. O texto acima diz: "Orando no Espírito Santo". Assim, vemos que a Palavra de Deus e a oração andam juntas no crescimento espiritual.

O que significa orar no Espírito Santo? Significa orar de acordo com a orientação do Espírito. Nós, os cristãos, podemos orar em particular (Mt 6:6), mas não estaremos sozinhos, pois o Espírito de Deus nos acompanhará enquanto oramos (Rm 8:26-28). Esse "processo de edificação" na vida cristã envolve a Palavra de Deus, o Espírito de Deus e a oração.

Fazendo assim, nos manteremos no amor de Deus, esperando a misericórdia do nosso Senhor Jesus Cristo, que conduz para a vida eterna (v. 21).

A graça do Senhor Jesus seja contigo e com a tua vida.

Tenha saúde e paz.

A volta do Senhor Jesus é iminente.

#compartilhe

#orepornós


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Salvai-vos desta geração perversa"

Rebelião Contra os Líderes

É tempo de despertar