E foram por toda parte pregando a Palavra


 Por Nonato Souza

"Enquanto isso, os que foram dispersos iam por toda parte pregando a palavra. Filipe foi à cidade de Samaria e anunciava Cristo ao povo dali. As multidões, unânimes, davam atenção às coisas que Filipe dizia, ouvindo-as e vendo os sinais que ele fazia. Pois os espíritos imundos, gritando em alta voz, saíam de muitos que estavam possuídos por eles; e muitos paralíticos e coxos foram curados. E houve grande alegria naquela cidade (Atos 8.4-8).

Veja no texto acima que a Palavra era pregada mesmo em meio às perseguições. Dado a intensa perseguição, Filipe vai a Samaria. Este era um território que ficava próximo a Judéia onde residiam os que não foram para o exílio assírio e acabaram se mesclando com outros povos. Os judeus, em geral, olhavam com desprezo para aquela região. Ministrar ali não seria tão fácil, mas era necessário para que se destruísse preconceitos que não podia existir no cristianismo.

A pregação do evangelho puro e simples destrói barreiras aonde chega. Ao chegar em Samaria Filipe anunciou Jesus entre eles, o que proporcionou graça abundante e salvação entre o povo a ponto de alegrar os corações dos habitantes daquele região.

O trabalho de anunciar a Palavra é essencial à expansão do Reino de Deus. Desde o início da Igreja, esse tem sido um dos principais propósitos dos seguidores de Jesus. Anunciar a Palavra significa compartilhar a mensagem do Evangelho com outras pessoas, comunicando a mensagem da salvação na pessoa bendita de Jesus Cristo, incentivando outros a seguir a Jesus. Podemos fazer esse importante trabalho através da pregação nos cultos, evangelização nas ruas da nossa cidade ou fazendo missões em outros países. É possível também, anunciar a Palavra através das redes sociais ou até mesmo em conversas informais com amigos e familiares.

Atos dos apóstolos trazem exemplos de cristãos que anunciaram a Palavra, como é o caso de Filipe que pregou em Samaria e muitos convertidos a Jesus, foram batizados, de Pedro que foi a Cesaréia pregar para Córnélio, vindo a se converter ele e toda a sua casa, e outros exemplos bíblicos de homens que anunciaram a Palavra mesmo em meio a perseguições e dificuldades.

Estes exemplos são para nós, os cristãos atuais. Não podemos deixar de testemunhar acerca de Jesus às pessoas, pois, este árduo trabalho trará resultados gloriosos em favor do Reino de Deus. A recomendação divina dada a Paulo: "Fala e não te cales; porque eu sou contigo, pois tenho muito povo nesta cidade" (At 18.9,10), continua valendo para nós também. Não custa nada lembrar que a tarefa de anunciar a Palavra não é apenas para líderes ou para os que são chamados para o ministério. Todo cristão é chamado a compartilhar a mensagem do Evangelho aos homens, independentemente de sua posição ou papel que exerça na igreja.

Veja a atualíssima recomendação de Paulo: "que pregue a palavra, insista, quer seja oportuno, quer não, corrija, repreenda, exorte com toda a paciência e doutrina. Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, se rodearão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos. Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas" (2Tm 3.2-4). Portanto, diante da proposta de Paulo, o apóstolo dos gentios, cabe a nós continuarmos anunciando o evangelho em toda parte. Esse é um trabalho que não podemos nos omitir de fazer. Vamos avante, o Senhor é conosco.

Tenha saúde e paz.

A volta do Senhor Jesus é iminente!

#compartilhe

#orepornós


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Salvai-vos desta geração perversa"

Rebelião Contra os Líderes

É tempo de despertar