Deus resiste aos soberbos, dá, porém, graça aos humildes


 Por Nonato Souza

"Mas ele nos dá cada vez mais graça. Por isso diz: “Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes" (Tiago 4.6).

O texto bíblico enfatiza com clareza que Deus detesta a soberba e está pronto a dá atenção e ajudar aos que se portam com humildade. Normalmente a soberba faz que as nossas orações sofram rejeição da parte de Deus e sua graça seja retida em nossa vida. A graça divina está acima de toda a infidelidade humana. Enquanto o diabo quer que sejamos dependentes de nós mesmo, fazendo aflorar o nosso ego, a nossa arrogância e prepotência, Deus quer que sejamos completamente dependentes de sua graça. É com os humildes que está a sabedoria (Pv 11.2).

A soberba é geralmente vista como um traço negativo, estando associada a características como arrogância e falta de respeitos pelos outros. Quando alguém é soberbo, pode ser visto como alguém que se acha superior aos outros, que não está disposto a ouvir opiniões diferentes ou admitir seus próprios erros (Pv 29.23). Por isso, a soberba é algo que Deus aborrece terminantemente. Deus diferencia entre a soberba e a humildade. Deus resiste aos soberbos. É isso mesmo. Deus está pronto para resistir os soberbos.

Não pode haver desgraça maior na vida de um cristão do que sofrer a resistência do próprio Deus e tê-lo como aquele que rejeita as suas orações, afastando deste, sua infinita graça. Quando nos exaltamos a nós mesmo ou buscamos honra e apreço dos outros com objetivo de satisfazer o nosso orgulho, estamos nos desqualificando para ajuda de Deus. Todo aquele que se porta soberbamente sofrerá a resistência de Deus e, certamente cairá em desgraça, sofrendo as consequências de suas próprias atitudes (Pv 16.5,18).

O texto de Tiago sugere ainda que a soberba é um grande obstáculo para a graça de Deus agir em nossas vidas. Quando somos soberbos, estamos colocando, plenamente, nossa confiança em nós mesmos e não em Deus. Por outro lado, quando somos humildes, estamos reconhecendo que precisamos da ajuda de Deus em nossas vidas. A humildade também é vista como um meio de nos aproximarmos de Deus e recebermos Sua imensurável graça. Quando humildes, estamos nos submetendo à vontade de Deus e buscando nos tornar mais parecidos com Ele. Essa atitude de humildade e submissão pode nos abrir portas para recebermos a graça de Deus em nossas vidas.

Temos recomendação da parte de Deus, pela Palavra, para uma vida de humildade. As palavras do apóstolo Paulo quando escreve aos Filipenses diz: “Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo” (2.3). O escritor aos Hebreus nos admoesta a chegarmos com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno (Hb 4.16). Apóstolo Pedro recomenda aos santos a se revestirem de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes (1Pe 5.5). 

Assim, lute com todas as suas forças para se manter longe da soberba e todo tipo de arrogância, mantendo-se sempre em estado de humildade sob a graça e cuidados de Deus.

Pense nisso.

Deus, o Senhor, nos ajude !

A volta do Senhor Jesus é iminente!

Tenha saúde e paz.

Pr. Nonato Souza

#orepornós


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Salvai-vos desta geração perversa"

Rebelião Contra os Líderes

É tempo de despertar