Deus escolhe as coisas humildes para aniquilar as que são grandes


 Por Nonato Souza.

“E Deus escolheu as cousas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são, a fim de que ninguém se glorie na presença de Deus” (1Co 1.28,29).

O texto acima mencionado nos mostra que Deus escolhe as coisas humildes e desprezadas do mundo para que ninguém possa se gloriar na presença dele. Deus não está preocupado com as coisas que o mundo valoriza, como riquezas, fama e o poder. Em vez disso, Ele valoriza a humildade, a simplicidade e a disposição para servir os outros. Deus escolheu as coisas humildes do mundo, como pessoas comuns e simples, para realizar seus planos e propósitos, em vez de escolher os poderosos e influentes.

Veja que o texto ainda sugere que Deus usa a fraqueza e a falta de recursos com uma forma de mostrar o Seu poder. Quando confiamos em Deus e permitimos que Ele trabalhe em nossas vidas, Ele é capaz de fazer coisas grandes, mesmo quando não temos muitos recursos ou habilidades aparentes.

A mensagem pura e simples do evangelho foi anunciada aos loucos, fracos e desprezíveis para mostrar ao mundo arrogante sua extrema necessidade de Deus e de sua graça divina.

O mundo, assentado em um pedestal de soberba e arrogância, passou a sentir necessidade de uma mensagem que lhe transmitisse paz, e essa mensagem alcançou com maior veemência a classe social mais baixa e muitos destes se converteram ao Evangelho de Cristo, vindo a tornarem-se verdadeiros instrumentos nas mãos de Deus para a evangelização dos povos.

O teólogo WIERSBE em seu Comentário Bíblico do Novo Testamento, Vl 5 (2012, p. 746), nos diz que “a mensagem e o milagre da graça de Deus em Jesus Cristo são absolutamente desconcertantes para os grandes e os poderosos do mundo.” Ele prossegue em seu comentários dizendo que, “os sábios deste mundo não são capazes de entender como Deus transforma pecadores em santos, e os poderosos deste mundo veem-se impotentes ao tentar reproduzir esse milagre. A “loucura” de Deus confunde os sábios, e sua “fraqueza” confunde os poderosos!” [1].

A filosofia grega e o poder romano junto à religiosidade judaica, não conseguiram transformar o mundo de então, o Evangelho sim. O pregador e teólogo HENRY em seu comentário Atos a Apocalipse (2010, p. 432), diz que: “O evangelho era adequado para destruir o orgulho de judeus e gregos, para envergonhar o saber orgulhoso e a erudição dos gregos; e para derrubar aquela constituição sobre a qual os judeus se valorizavam e desprezavam todo mundo, pois “para que nenhuma carne se glorie perante ele” (v.20), não pode haver nenhuma pretensão para orgulhar-se”. [2]

Certo é que, a poderosa mensagem do Senhor Jesus Cristo transformou a vida de grandes pecadores. Há registros na história da Igreja de operações miraculosas na vida de homens que estavam marcados pela destruição e horror e foram mudados completamente pela loucura da pregação do evangelho.

Então, Deus escolhe as coisas humildes e desprezadas do mundo para realizar Seus propósitos, e Ele usa a fraqueza e a falta de recursos como uma forma de mostrar Seus poder. A mensagem do Evangelho puro e simples muda situações e transforma vidas ainda em nossos dias. Essa é uma grande verdade. Creia!

Tenha graça, saúde e paz!

A volta do Senhor Jesus é iminente!

Pr. Nonato Souza

#orepornós

Notas

[1] WIERSBE. Warren W. Novo Testamento.  Vl. 5, São Paulo, Gográfica Editora, 2012.

[2] HENRY. Matthew, Comentário Bíblico Novo Testamento, atos a Apocalipse, Rio de Janeiro, CPAD, 2010.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Salvai-vos desta geração perversa"

Rebelião Contra os Líderes

É tempo de despertar