Deposite sua esperança em Deus e não na instabilidade das riquezas. Isso mudará sua vida.


 Por Nonato Souza.

"Exorte os ricos deste mundo a que não sejam orgulhosos, nem depositem a sua esperança na instabilidade da riqueza, mas em Deus, que tudo nos proporciona ricamente para o nosso prazer. Que eles façam o bem, sejam ricos em boas obras, generosos em dar e prontos a repartir; ajuntando para si mesmos um tesouro que é sólido fundamento para o futuro, a fim de tomarem posse da verdadeira vida" (1 Timóteo 6.17-19).


No texto Paulo fala aos cristãos ricos da cidade de Éfeso. Paulo os exorta a não depositar sua confiança em sua riqueza material, mas em Deus que é o verdadeiro provedor de todas as coisas boas. Para o apóstolo, o cristão não deve confiar na instabilidade da riqueza material, mas, em Deus. Os cristãos ricos são incentivados a colocarem sua esperança em Deus, que é o provedor de todas as coisas e que, de forma abundante nos dá todas as coisas para delas desfrutarmos.

A Bíblia de Estudo Pentecostal Edição Global nos diz seguinte sobre o assunto:

"Embora muitas pessoas desejem ser ricas, é bastante evidente na sociedade que aqueles que parecem ser os mais bem-sucedidos, pelos padrões do mundo, são frequentemente os menos satisfeitos (cf. Sl 103.5; Ec 5.10; Hb 13.5). Isto acontece porque toda a riqueza do mundo não pode comprar a paz duradoura, nem o contentamento, nem riquezas verdadeiras. Essas coisas não nos vêm pelo que acumulamos, mas pelo que doamos - o que damos a Deus e a outras pessoas. Deus quer que você aproveite o que você tem na vida, mas a melhor maneira de encontrar a verdadeira satisfação é encontrar maneiras de usar as suas bênçãos para beneficiar outras pessoas e promover os propósitos de Deus. Isto é construir uma riqueza verdadeira e duradoura - "entesour[ar] [...] um bom fundamento para o futuro" e " alcançar a vida eterna" (v.19)" (STAMPS, 2022, p. 2264).

O ensino de Paulo sobre o assunto mostra ainda que as riquezas podem ser um obstáculo à nossa fé e relação com Deus. Isto está bem claro no texto de 1 Timóteo 6.9,10 que diz: “Mas os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos insensatos e nocivos, que levam as pessoas a se afundarem na ruína e na perdição. Porque o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e atormentaram a si mesmos com muitas dores”. Veja que Paulo está advertindo quanto à busca desenfreada pela riqueza e os males que poderão vir sobre os que assim procedem. Não resta dúvida que esse desejo desenfreado pode nos levar a muitas tentações e ações pecaminosas, além de prejudicar nossa relação com Deus. Paulo ainda nos alerta sobre o perigo de amar o dinheiro mais do que a Deus, pois o amor ao dinheiro pode nos levar a idolatria e ao afastamento da fé em Cristo.

Paulo é claro em nos mostrar que a riqueza em si não é ruim ou pecaminosa. Pelo contrário, ele incentiva os cristãos ricos a usarem a sua riqueza para fazer o bem e ajudar as pessoas necessitadas ao invés de acumulá-la egoisticamente. Ele diz: “Que pratiquem o bem, sejam ricos de boas obras, generosos em dar e prontos a repartir” (1Tm 6.18). Ora, assim, Paulo está mostrando a todos que a verdadeira riqueza não é medida pelo dinheiro ou bens materiais, mas pela graça de podermos compartilhar com os outros. Ele nos aconselha a investir em coisas que têm valor duradouro, em vez de se concentrar apenas no que perece com o tempo (v. 19)

"Tome a decisão de usar o que Deus lhe deu para, de uma maneira mais eficaz, servir os outros, conduzi-los para mais perto de Deus, e honrar a ele. Busque maneiras para ser generoso com o seu tempo, capacidades e recursos. Esses atos de bondade e generosidade devem ser o costume em sua vida, porque são meios de demonstrar aos outros a bondade que Deus demonstrou a você” (STAMPS, 2022, p. 2264).

Por fim, entenda que os cristãos ricos devem ser equilibrados ao usar as riquezas para fazer o bem e acumular tesouros que duram para vida eterna, ao mesmo tempo em que evita a idolatria do dinheiro e a busca desenfreada pela riqueza.

Tenha alegria em viver servindo ao Senhor. O amor de Jesus Cristo seja contigo!

Tenha saúde e paz!

A volta do Senhor Jesus é iminente!

#orepornós

 

Nota:

STAMPS, Donald. Bíblia de Estudo Pentecostal Edição Global, 1ed. CPAD, 2022.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Salvai-vos desta geração perversa"

Rebelião Contra os Líderes

É tempo de despertar