A extraordinária ajuda do Espírito Santo em nossos momentos de fraquezas e dificuldades


 Por Nonato Souza

“Da mesma maneira, também o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza. Porque não sabemos orar como convém, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis” (Rm 8.26).

O Espírito nos ajuda na intercessão em nosso favor devido nossas muitas fraquezas. Paulo faz menção do assunto, oferecendo a todos uma compreensão rica e profunda do ministério do Espírito Santo na vida do crente. Ele é o nosso intercessor aqui na terra, em nossos corações. Isto se dá pelo fato de sermos extremamente limitados e faltos de conhecimento, assim o Espírito Santo intercede por nós com gemidos inexprimíveis comunicando as nossas necessidades.

O texto bíblico nos informa que a ajuda do Espírito Santo em nossas fraquezas intercedendo por nós com gemidos inexprimíveis é um dos aspectos mais poderosos e reconfortantes do ministério do Espírito Santo para o crente. Esse assunto abordado por Paulo nos mostra que essa ajuda divina vai além das nossas capacidades. Isto quer dizer que quando o cristão se encontra em alguma situação em que não há palavras de oração para suas necessidades e anseios expressos diante de Deus, o Espírito Santo intercede por ele de uma forma que só Deus pode entender.

O cristão é demasiadamente limitado em sua compreensão e capacidade de expressar o que realmente necessita ou quer diante de Deus. Por vezes, nem mesmo temos ciência das nossas muitas necessidades ou desejos mais profundos. Em momentos assim, o Espírito Santo age, intercedendo por nós, ultrapassando as nossas próprias limitações. HENRY (2002, p. 935), traz a seguinte explicação: “O Espírito Santo, como Espírito iluminador, nos ensina pelo que devemos orar; como Espírito santificador opera e estimula as graças para orar; como Espírito consolador acalma os nossos temores e nos ajuda a superar todas as desilusões.”

O trabalho de intercessão do Espírito Santo nos conecta diretamente com a intenção e vontade de Deus, por isso nossa orações são respondidas (v. 27). Deus, nosso Pai celestial sabe o que se passa em nossa vida e no mais íntimo da nossa personalidade e, esta é a garantia de que nossas orações serão ouvidas, quiçá, respondidas, mesmo quando não oramos convenientemente. O Espírito Santo está ciente de nossas necessidades, desejos e preocupações mais profundas, e, assim, intercede por nós de acordo com este conhecimento.

O extraordinário ministério do Espírito Santo é também uma prova de amor e cuidado por nós. Deus não apenas deu o seu Filho Jesus, para morrer por nossos pecados, mas também nos deu o Espírito Santo como ajudador em nossos momentos de fraquezas e intercessor em nossas orações. Nas palavras do apóstolo Paulo, os filhos de Deus são guiados pelo Espírito de Deus, e se redem plenamente ao Espírito Santo, permitindo que os guie (Rm 8.14), podendo, portanto, experimentar a plenitude da vida em Cristo e ser fortalecido em suas orações e fraquezas.

Diante das lutas e adversidades da vida o cristão não deve deixar de orar de forma perseverante. O cristão tem essa grande responsabilidade. Veja que, embora o Espírito Santo nos ajude na intercessão, isso não nos isenta da responsabilidade de orar e buscar a vontade de Deus em nossas vidas. A recomendação do apóstolo neste aspecto é: “Orem em todo o tempo no Espírito, com todo tipo de oração e súplica, e para isto vigiem com perseverança e súplica por todos os santos” (Ef 6.18).

Por fim, vemos que a obra do Espírito Santo em nossas vidas é multifacetada e inclui ajudar-nos em nossos momentos de fraquezas, interceder por nós quando não sabemos orar corretamente, e nos ajudar a viver uma vida frutífera e santificada. Quando permitimos que o Espírito Santo nos guie e interceda por nós em nossas orações, podemos experimentar a plenitude da vida em Cristo e viver em concordância com a sua soberana vontade.

Permaneça firme na fé em Cristo, temos o Espírito Santo cuidando de nós em todos os momentos. Avante!

Saúde e paz sobre sua vida e família.

A vinda do Senhor Jesus é iminente!

#orepornós

Compartilhe esta mensagem.

 

Notas:

HENRY, Matthew, Comentário Bíblico Novo Testamento, Atos a Apocalipse, 1.ed. Rio de Janeiro, CPAD, 2010.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Salvai-vos desta geração perversa"

Rebelião Contra os Líderes

É tempo de despertar