Uma vida cristã dedicada leva ao devido progresso espiritual e ministerial


Por Nonato Souza


“Até a minha chegada, dedique-se à leitura pública das Escrituras, à exortação, ao ensino. Não seja negligente para com o dom que você recebeu, o qual lhe foi dado mediante profecia, com a imposição das mãos do presbitério. Medite estas coisas e dedique-se a elas, para que o seu progresso seja visto por todos.” (1Tm 4.13-15).

 

O propósito do apóstolo Paulo é encorajar Timóteo a perseverar na sua fé cristã e continuar e pregação do evangelho. Paulo quer o progresso espiritual e ministerial de Timóteo, para isso deve persistir em ler, exortar e ensinar. Os bons conselhos de Paulo a Timóteo objetivam levá-lo a uma vida disciplinada com aplicação na leitura das Escrituras, a prática da exortação constante e ensino que edifica e gera crescimento.

“Exortar” e “ensinar” bem como outros dons podem atrofiar se não forem praticados constantemente na igreja para edificação do povo de Deus. “Exortação” traduz a palavra grega paraklesis, com o sentido de conselho, encorajamento e até advertência contra erros em doutrina e moral. O amoroso apóstolo sabe das dificuldades de Timóteo e o admoesta a atentar para suas recomendações para alcançar progresso espiritual e ministerial necessário.

Parece que Timóteo estava sendo negligente com o dom espiritual que recebeu do Senhor. O termo “dom” usado no texto bíblico acima pode ser entendido como uma habilidade especial ou talento espiritual dado por Deus para ser usado em benefício do Reino de Deus ou do próximo. Esse dom pode incluir habilidades para ensinar, pregar, profetizar, curar, servir, liderar, dentre outros.   Paulo vendo o desânimo de Timóteo, o exorta a não subestimar ou negligenciar o dom, mas usá-lo com sabedoria e dedicação com objetivo de cumprir sua missão designada por Deus. Assim, Paulo, o lembra que Deus lhe deu esse dom por um propósito específico, e que é sua responsabilidade usá-lo para bem servir a Deus e ao próximo.

Timóteo deve se ocupar e se dedicar aos conselhos do apóstolo. “Paulo estimula Timóteo a ser diligente nestes assuntos, entregando-se inteiramente a estes. O objetivo de tal prática e devoção era que todos vissem o seu progresso ou aproveitamento” (ARRINGTON, 2003, p. 1471). A dedicação ao que recebemos de Deus e o trabalho árduo, com zelo, nos levam ao crescimento e progresso espiritual. É perigoso quando subestimamos a importância do dom que Deus nos deu. Sempre haverá consequências negativas na vida dos que negligenciam o dom de Deus e uma vida de piedade. A negligência neste quesito provocará atraso ao progresso e crescimento espiritual, além, de ser um desastre para a caminhada cristã.

O dom de Deus pode ser subestimado ou até mesmo negligenciado em nossa vida por vários motivos, dentre eles podemos citar a falta de confiança, medo de fracassar, preocupação com a opinião dos outros, dentre outros. Quando, porém, usamos o dom que recebemos do Senhor com sabedoria e dedicação, podemos fazer uma grande diferença na vida das pessoas e no Reino de Deus. É, portanto, nosso dever cultivar uma vida piedosa, dedicada ao estudo das Escrituras e aos dons recebidos para o devido progresso espiritual. Paulo estava certo que o empenho dedicado de Timóteo, faria que o seu aproveitamento e progresso fossem manifestos a todos. Pense nisso.

A vinda de Jesus Cristo é iminente!

Tenha saúde e paz.

#orepornós

Notas:
ARRINGTON, French L. Comentário Bíblico Pentecostal, Novo Testamento, 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD. 2003.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Salvai-vos desta geração perversa"

Rebelião Contra os Líderes

É tempo de despertar