A ACEPÇÃO DE PESSOAS DESTRÓI RELACIONAMENTOS.

 

Pr. Nonato Souza


Porque, se entrar na sinagoga de vocês um homem com anéis de ouro nos dedos, vestindo roupa luxuosa, e entrar também um pobre muito malvestido, e vocês derem um tratamento especial ao que está vestido com a roupa luxuosa, dizendo: “Você, sente-se aqui no lugar de honra”, e disserem ao pobre: “Você, fique em pé” ou “Sente-se ali, abaixo do estrado dos meus pés”, será que vocês não estarão fazendo distinção entre vocês mesmos e julgando as pessoas com critérios errados? (Tiago 2.2-4).


Em reflexões anteriores abordamos sobre a questão do favoritismo existente dentro da congregação entre as pessoas. O ensino de Tiago se alongou bastante para nos fazer entender que o problema da acepção de pessoas trás graves prejuízos aos nossos relacionamentos.   Iniciando no versículo 2, Tiago passa a ensinar na prática como pode acontecer a acepção de pessoas. Propõe um vívido caso hipotético de dois homens que estão entrando em um ajuntamento (gr. synagogue) da igreja.

Olhando para o texto vê-se que um desses homens era rico, pois o homem possuía anéis de ouro nos dedos, vestindo-se luxuosamente. O outro era pobre e muito malvestido. Presume-se que o homem de anel de ouro e o pobre eram visitantes e não membros regulares. Há divergência de opinião se eram visitantes cristãos ou não cristãos. Isto, no entanto, não muda a verdade espiritual do texto. Está claro que a atitude para com os homens foi totalmente equivocada e longe do que ensina os apóstolos e a boa vida cristã.

Pelo que indica o texto, houve cuidados especiais para com o homem de aparência próspera. Ele é tratado com deferência e recebe logo um bom lugar para assentar-se. Sabe-se pelas Escrituras que os assentos especiais e mais importantes eram guardados para os anciãos e escribas (Mt 23.6; Mc 12.39; Lc 11.43; 20.46). Na igreja retratada por Tiago, o homem rico tem uma recepção calorosa e é levado para um assento de honra e destaque.  Quanto ao pobre, fica em pé no fundo da sala ou assentado no chão com as pernas cruzadas. O texto diz: “abaixo do estrado dos meus pés”.

Veja que o homem rico se tornou objeto de um serviço e de deferência especiais. O homem pobre, no entanto, pôde somente ficar em pé ou sentar-se no chão. A este não foi dado nenhuma dignidade ou conforto. Tiago não vê isto com bons olhos e se manifesta contra este tipo de comportamento e atitude dos líderes igreja. Ora, é o nosso relacionamento com Cristo que nos dar dignidade, e não a nossa profissão ou posses.

Tiago, então, diz àqueles irmãos: será que vocês não estarão fazendo distinção entre vocês mesmos e julgando as pessoas com critérios errados? Outras versões trazem maior esclarecimento sobre este texto, dizendo: “Vocês estão percebendo que estão sendo incoerentes e julgam de acordo com padrões falsos?”. A expressão: “juízes de maus pensamentos” é mais bem traduzido por “juízes com pensamentos maus”, i.e., tendo pensamentos com motivações erradas. Esses juízes estavam usando padrões errados. É claro que Tiago não está falando aqui para juízes eleitos oficialmente, ele fala aos membros da igreja. Ele queria que a igreja entendesse a extensão do seu pecado de discriminação.

Não se pode considerar este pecado como insignificante. Aqui está em jogo práticas de injustiça, pois, neste caso, o coração do crente está cheio de pensamentos perversos. Para Tiago um juiz cujo pensamento é perverso não pode ser imparcial, a justiça que ele exerce é uma farsa. Quando se honra uma pessoa apenas porque ela se veste bem ou tem posses, estamos considerando a aparência como algo mais importante do que o caráter.

Para concluir, não tem nenhuma importância se Tiago cita um incidente que de fato aconteceu ou se está criando apenas um exemplo do que poderia acontecer. O certo é que os cristãos devem através do amor que se deve dá ao próximo, conforme ensino do Senhor Jesus, manter sólido e respeitoso relacionamento com todos, independentes de quem seja, lançando fora o pecado da descriminação, ou seja, nunca fazer acepção de pessoas. Será que em nossas igrejas estamos, de fato, amando sem qualquer discriminação ou favoritismo? É bom pensar nisto.

 

Oração:

Senhor Deus, seja louvado e engrandecido o teu eterno nome! Agradeço-te Senhor, por tão precioso ensino. Que haja entre os irmãos entendimento sobre os males da discriminação. Que cada cristão possa, na autoridade do nome de Jesus e o poder da Palavra de Deus, extirpar de suas vidas este mal. Dá-me sabedoria para amar o meu próximo e nunca, nunca pecar contra ti, praticando qualquer tipo de acepção de pessoas. Peço-te graça, Senhor, em nome de Jesus. Amem!


#Compartilhe

#Comente


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Salvai-vos desta geração perversa"

Rebelião Contra os Líderes

É tempo de despertar