SEM ARREPENDIMENTO TODOS IGUALMENTE PERECERÃO


 Pr. Nonato Souza.


"Então Jesus lhes disse: — Vocês pensam que esses galileus eram mais pecadores do que todos os outros galileus, por terem padecido estas coisas? Digo a vocês que não eram; se, porém, não se arrependerem, todos vocês também perecerão. E, quanto àqueles dezoito sobre os quais desabou a torre de Siloé e os matou, vocês pensam que eles eram mais culpados do que todos os outros moradores de Jerusalém? Digo a vocês que não eram; mas, se não se arrependerem, todos vocês também perecerão” (Lucas 13.2-5).


Bom, não é de meu interesse comentar aqui a morte dos Galileus mencionados no texto acima. Também não quero tratar do caso da morte das 18 pessoas com a queda da torre de Siloé. Jesus fez menção de ambos os casos devido a opinião de alguns de que, tais acontecimentos, se deram como castigo por pecados específicos, o que Jesus contrariou seus pensamentos enfatizando a necessidade de arrependimento para todos ou então, igualmente pereceriam espiritualmente, por toda a eternidade.

Observe, então, que a ênfase de Jesus está na necessidade de arrependimento se deseja alcançar a eternidade com Deus. Sabe-se que este é assunto distante do coração de muitos em nossos dias. Um tema tão necessário, mas tão ausente dos púlpitos de muitas igrejas.

Tenho me perguntado, por que se prega ou se fala tão pouco sobre este assunto no meio cristão neste tempo presente? Até parece um assunto ultrapassado, desnecessário para as multidões sem Deus e para os cristãos da atualidade. Será que não temos necessidade de mudança em nossas vidas? Não precisamos ser chamados ao arrependimento pelos pecados praticados dia a dia? Não há necessidade de mudança em nossas atitudes e mentes?

Ora, se as Escrituras Sagradas abordam com tanta veemência o tema é porque se trata de assunto extremamente importante para a vida eterna, além do que é pré-requisito para se alcançar a salvação em Cristo Jesus. Isto fica bastante claro quando se observas as palavras escritas no livro de atos dos apóstolos: “Deus não levou em conta os tempos da ignorância, mas agora ele ordena a todas as pessoas, em todos os lugares, que se arrependam. Porque Deus estabeleceu um dia em que julgará o mundo com justiça, por meio de um homem que escolheu. E deu certeza disso a todos, ressuscitando-o dentre os mortos” (At 17.30,31).

Ora, veja que o arrependimento é um tema sempre presente nas Escrituras. Foi o tema principal da pregação de Jesus (Mt 4.17), dos apóstolos (A2.37,38) e da Igreja no seu princípio (At 11.18; Lc 24.47). Ora, se Jesus, os apóstolos e a Igreja associam contundentemente o Reino ao arrependimento, porque temos tanta dificuldade em fazer do arrependimento de pecados um tema necessário em nossas pregações, testemunhos e palestras?

O arrependimento endireita o caminho entre o Senhor e a pessoa arrependida. O arrependimento opera desobstruindo a via de santidade ida e volta para Deus. É isso. Sem arrependimento, ninguém pode caminhar ao encontro de Deus. Em nosso caminho há muitos altos e baixos, caminhos tortuosos em corações impenitentes. Sim, é preciso haver Arrependimento.

Como está o seu coração? Com tantos pecados cometidos no dia a dia, você tem buscado arrepender-se e confessá-los diante de Deus? Não seja como os que só apontavam o dedo para o Galileus ou para os 18 que foram vitimados pela torre de Siloé como se mais pecadores fossem que todos. Na verdade, eles também precisavam era de arrependimento. Aliás, Jesus mostrou a eles isto.

E aí, estás disposto a arrepender-se, mudar suas atitudes e buscar uma nova vida com Cristo? Pois é, Jesus diz a todos nós: "se vos não arrependerdes, todos de igual modo perecereis".

Sério isto, hem!

 

Oração: Senhor Deus e Pai. Tu és o meu Deus, meu Senhor e meu Salvador. Te louvo por ter sido alcançado através da obra expiatória de Cristo Jesus no Calvário. A minha expressão é de gratidão pelo perdão dos meus pecados e graça alcançada. Peço-te Deus que me ajudes dia a dia a reconhecer os meus pecados e fraquezas, buscando em ti com verdadeiro arrependimento, vida vitoriosa. Dá-me Senhor um coração quebrantado, arrependido para te buscar sempre. Socorre-me com o teu amor, pois de ti necessito. Por Cristo Jesus, meu eterno Salvador e Senhor. Amém!

 

#Compartilhe

#Comente


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Salvai-vos desta geração perversa"

Rebelião Contra os Líderes

É tempo de despertar