A FÉ VERDADEIRA É IMPARCIAL


 Pr. Nonato Souza


Meus irmãos, vocês não podem ter fé em nosso Senhor Jesus Cristo, o Senhor da glória, e ao mesmo tempo tratar as pessoas com parcialidade (Tiago 2.1).


Tiago trás aqui uma preocupação pessoal acerca da forma como a congregação, em especial seus líderes, cortejam a favor dos mais abastados por causa das suas posses. Ele nos adverte a não sermos parciais com tais pessoas quando estas vêm à congregação onde estamos, nem dar-lhes tratamento preferencial nos nossos esforços para ganhá-los ou ter comunhão com eles. Se o fizermos, não estamos seguindo os ensinamentos de Jesus.

O apóstolo está tratando com seus irmãos em Cristo, aqueles que têm a fé em nosso Senhor Jesus Cristo, o Glorioso. Como um sábio líder da igreja, pede aos irmãos em Cristo que avaliem a conduta deles em relação à sua lealdade cristã suprema - a fé de nosso Senhor Jesus Cristo. Tendo uma fé pura e simples não devem jamais tratar o próximo, julgando-o simplesmente pela aparência externa ou fazendo acepção de pessoas.

Tiago mostra com clareza que devemos olhar para o Cristo que habita na glória e não para com o brilho da glória terrena entre os homens. Neste aspecto, não devemos, jamais, praticar qualquer tipo de acepção de pessoas, pois servimos ao Deus de toda glória. Na expressão do texto bíblico, “acepção de pessoas” significa parcialidade, por isso Tiago os exorta a não mostrar nenhum tipo de preconceito e de parcialidade, a não olhar para o rosto, as roupas, a riqueza ou a posição.

O ensino de Tiago é claro e vem mostrar que não devemos testar nossa fé pela maneira como tratamos as pessoas. Mostra que a verdadeira fé é conhecida pelo relacionamento imparcial com aqueles que nos relacionamos, e que favoritismo e acepção de pessoas, não são comportamentos de um verdadeiro cristão. Para o apóstolo, se temos dois visitantes na igreja: um rico e um pobre e, damos maiores privilégios ao rico, desprezando assim o pobre, estamos negando a fé no Senhor da glória.

Em tempos antigos, quiçá, ainda nos dias atuais, as pessoas valorizavam muito essa questão do rótulo que alguém tinha. Deus não considera essa questão de rótulo nem categoria humana, mas o próprio ser humano vivendo vida cristã real e fazendo justiça em suas ações (Dt 10.17; Rm 2.11; Ef 6.9; Cl 3.25). O cristão não deve acreditar em rótulos, mas em Deus, pois, não são posses, posições ou vestimentas gloriosas que conferem glória aos santos, mas unicamente o Senhor da glória.

Ora, Jesus nunca valorizou ninguém pela cor da pele, beleza das roupas ou dos olhos, ou pelos bens que possui. Ele jamais julgou alguém pela aparência (Mt 22.16). Em seu ministério acolheu ricos e pobres; os religiosos e publicanos; os doentes e as crianças; os israelitas e os gentios. Sempre orientou-nos através dos seus ensinos a não julgarmos as pessoas pela aparência (Jo 7.24).

O ensino de Tiago nos mostra que aqueles cristãos avaliavam as pessoas com base em seus aspectos externos - aparência física, status, riqueza, poder, e assim faziam concessões a estas pessoas e eram influenciadas por elas.

Não estamos vivendo exatamente assim hoje? Não tratamos as pessoas elegantes melhor que as que se parecem pobres? Em nossos relacionamentos não há diferenças no tratamento com as pessoas em nossa igreja?  Existe ou não existe parcialidade em nossas lideranças no trato com as pessoas? O Certo é, meus nobres irmãos, que não deveria existir nenhuma parcialidade com respeito à aparência exterior, à riqueza, ou ao poder de uma pessoa. A lei do amor é que deveria governar as nossas atitudes com relação às pessoas. Tem ficado bem claro na administração das igrejas que há menos interesse por sugestões ou ideias dos membros mais humildes, favorecendo sempre a ideia ou sugestões dos ricos. Isto é descriminação e não deve ter lugar nas nossas igrejas e relacionamentos. Deus nos ajude!

 

Oração:

Senhor Deus, seja engrandecido o teu nome para sempre! Graças te dou Senhor, pois fui chamado a te servir com uma fé pura e simples. Quero acima de tudo reconhecer tua soberania e graça agindo em meu favor, cuidando da minha vida e família, todos os dias. Peço-te, ó Deus graça para ter fé em Jesus Cristo e amar sem acepção todas as pessoas. Que eu não busque os meus próprios interesses, mas os do reino de Deus. Que eu ame todas as pessoas com amor altruísta, desinteressado, buscando sempre o bem comum de todos. Tira de mim todo julgamento, apontar de dedos e acepção de pessoas. Ajuda-me a amar com amor fraterno e divino. Preciso da tua graça, Senhor. Sei que ao teu lado tudo é possível. Em nome de Jesus, te peço. Amem!   

 

#Compartilhe

#Comente


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Salvai-vos desta geração perversa"

Rebelião Contra os Líderes

É tempo de despertar