INSTRUÇÕES QUE O CRISTÃO DEVE ACATAR


 Pr. Nonato Souza


"Vocês sabem estas coisas, meus amados irmãos. Cada um esteja pronto para ouvir, mas seja tardio para falar e tardio para ficar irado. Porque a ira humana não produz a justiça de Deus" (Tiago 1.19,20).


Esta seção começa por nos mostrar a necessidade de uma vida prática na Palavra de Deus. Ter a semente da Palavra plantada em nossos corações depende unicamente de uma vida devotada a Deus. Importante ainda se obedecermos às instruções que Tiago nos trás no texto acima. Os ensinos de Tiago devem refletir a nova vida em Cristo, o conhecimento adquirido com o novo nascimento. Sabe-se que a prova final da salvação está na presença de frutos o que denota uma vida transformada, caráter, ministério e conduta cristã para a glória de Deus.

Tiago quer que esta mudança aconteça e passa a citar três preceitos que certamente eram conhecidos dos seus leitores. Ele inicia falando sobre o ouvir e o falar. O cristão não deve simplesmente deixar de falar, mas deve ainda está pronto para ouvir atenciosamente. Ouvir atenciosamente aqui tem a ver com bom discernimento, devendo examinar o que se ouve com aferição da Palavra de Deus. Quando não se ouve atenciosamente com discernimento, corre-se o risco de aceitar qualquer coisa, se deixando levar e conduzir com falsos ensinos e enganos. Portanto, se você quer ser benção para outras pessoas esteja pronto para ouvir.

O entendimento do apóstolo Tiago sobre a frase, “tardio para falar”, é que o cristão deve ser humildade e paciente, falando sempre com tranquilidade não com palavras ásperas ou tagarelando sem parar.  Na minha terra, o Nordeste, quando uma pessoa fala muito ou de forma descontrolada, diz-se que “fala mais que o homem da cobra”. Conheço pessoas assim: falastrão. O falar constante impede que a pessoa seja capaz de ouvir. A sabedoria nem sempre é ter algo a dizer; ela envolve o ouvir cuidadosamente, o refletir piedosamente e o falar mansamente.

Quando falamos demais e ouvimos pouco, estamos com este comportamento mostrando que as nossas ideias são bem mais importantes que as de outros. Neste caso é melhor para nós acatarmos as palavras do apóstolo Tiago e revertermos este processo.

Vamos concluir com a expressão de Tiago: “tardio para ficar irado”. A ira quase sempre machuca o nosso próximo como a nós também. O homem cristão deve abandonar a ira porque esta não opera a justiça de Deus (v. 20). A ira carnal não só nos leva a uma conduta sem amor e a desagradar a Deus, mas esse comportamento irado em um cristão professo levanta dúvida na mente dos observadores sobre sua fé e, dessa forma, diminui o progresso no Reino de Deus.

O cristão não deve irar-se quando deixa de “ganhar” uma discussão, ou quando se sente ofendido ou até mesmo negligenciado. Se Tiago está se referindo a ira vinda pelo debate, então, está nos ensinando que a ira egoísta não nos ajuda em nada, não nos trás nenhuma edificação, senão escândalos. Tomemos, pois, cuidado!

 

Oração:

 

Senhor Deus, Tu é Senhor e Criador dos céus e terra. Teu é o domínio para sempre. Peço-te Deus que me ajudes a ter domínio sobre os meus impulsos para que possa sempre fazer a tua boa e perfeita vontade. Sei Senhor, que às vezes sou levado a falar de forma descontrolada, sem refletir as palavras e assim acabo magoando as pessoas e até ferindo-as. Dá-me graça para com humildade e paciência ouvir mais. Dá-me também sabedoria para transmitir no tempo certo uma palavra de edificação aos que me ouvem. Leva-me a tratar todos os assuntos com sabedoria do alto, sem por tropeço em alguém, para que o teu Reino cresça e o teu nome seja glorificado. Isto eu te peço em nome de Jesus. Amem!  


#Compartilhe

#Comente


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Salvai-vos desta geração perversa"

Rebelião Contra os Líderes

É tempo de despertar