O DESEJO ARDENTE DE SER O MAIOR


 Pr. Nonato Souza.


“E suscitou-se entre eles uma discussão sobre qual deles seria o maior. Mas Jesus vendo o pensamento do coração deles, tomou uma criança, pô-la junto a si e disse-lhes: Qualquer que receber esta criança em meu nome recebe-me a mim; e qualquer que me recebe a mim recebe o que me enviou; porque aquele que entre vós todos for o menor, esse mesmo será grande” (Lucas 9. 46 - 48).


É lamentável que até entre os discípulos de Jesus houvesse a pretensiosa preocupação sobre quem seria o maior dentre eles. Por várias vezes o texto bíblico registra os discípulos com esse tipo de preocupação. Parece que havia entre eles um orgulho competitivo que aflorava vez por outra os levando a discutir o assunto.

Esta atitude dos discípulos levou Jesus e ensiná-los sobre o assunto mostrando que se alguém quiser ser o maior terá que ser o menor. Jesus, o Mestre amado, para demonstrar claramente o que ensinava, chamou uma criança a si e a pôs no meio deles, e disse-lhes: “Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizeres como crianças de modo nenhum entrarei no Reino dos céus. Portanto, aquele que se tornar humilde como esta criança, esse é o maior no Reino dos céus” (Mt 18.3,4).

O ensino contundente de Jesus instou os discípulos a adotar a humildade das crianças, pois, nela estava o exemplo da verdadeira grandeza. Numa criança se pode ver características que constituem a verdadeira humildade: confiança, dependência, desejo de fazer os outros felizes, ausência de arrogância e de desejos egoístas como o de ser maior do que os outros.

 Sabe de uma coisa, amigo, o egoísmo, a desunião entre o povo de Deus é um verdadeiro escândalo para a fé cristã. Tenho presenciado este tipo de coisas muitas vezes nestes longos anos de caminhada ministerial. Algo que lamento profundamente. O orgulho é sempre a causa principal destes graves problemas, por isto Jesus advertiu os discípulos que sem humildade, sequer poderiam entrar no Reino dos céus.

Este é um assunto sério. Tem muita gente buscando ser grande. Estes devem aprender com o exemplo de Jesus e sua belíssima aula exemplificada na vida de uma criança. Pense nisso.

 

Oração:

Senhor Deus, Criador dos céus e terra. Glorifico o teu Santo nome pelo bem que me têm feito quando me ensinas o caminho da humildade e do reconhecimento de que só Tu és Deus verdadeiramente. É verdade, Senhor que o ser humano está sempre preocupado em alcançar reconhecimento e o pretensioso desejo de ser o maior, o melhor. Deus bondoso, tira do meu coração o orgulho competitivo que sempre aflora da nossa natureza humana pervertida revelando em mim este lado carnal que quer a todo custo me dominar. Ajuda-me a aprender contigo sempre, e assim, me tornar humilde à semelhança de uma criança, pois, este é o caminho para entrar no Reino dos Céus. Em Nome de Jesus te peço. Amém!


#Compartilhe

#Comente 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Salvai-vos desta geração perversa"

Rebelião Contra os Líderes

É tempo de despertar