O CRISTÃO DEVE SER PRATICANTE DA PALAVRA


 Pr. Nonato Souza.


"Sejam praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando a vocês mesmos. Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não praticante, assemelha-se àquele que contempla o seu rosto natural num espelho; pois contempla a si mesmo, se retira e logo esquece como era a sua aparência. Mas aquele que atenta bem para a lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte que logo se esquece, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar" (Tiago 1.22-25).


O texto acima mencionado inicia trazendo uma ordem do apóstolo aos cristãos para atentarem cuidadosamente para a Palavra de Deus, pois, deixando de ouvir a mensagem de Deus estarão enganando-se a si mesmo. Veja que este ensino é trazido por Tiago na forma imperativa, o que denota que aqueles cristãos deviam se mostrar cada vez mais como praticantes da Palavra.

Sabe-se que o autêntico cristão é um praticante da Palavra. Ele não é apenas um ouvinte ou leitor, mas praticante. Ele não apenas detém o conhecimento da verdade, ele pratica a verdade. Lê e estudar a Palavra é importante, mas, o benefício virá se estiver disposto a cumprir os seus ensinos. Seria um engano enorme, se a nossa felicidade fosse apenas ter conhecimento das Escrituras e não houvesse nada mais além, disso.

O conhecimento é um início à ação; a Palavra de Deus cresce no solo da obediência, ela deve produzir em nós mais do que audição inativa. É de extrema importância ouvir a Palavra, mas importância maior está em obedecê-la. O apóstolo João em sua epístola descreve o dever do cristão viver ativamente buscando amar e obedecer a verdade: “Filhinhos, não amemos de palavras, nem da boca para fora, mas de fato e de verdade” (1Jo 3.18). Será que estamos firmes em nosso compromisso com a Palavra, e colocando em prática o que estudamos?

Tiago mostra ainda que o ouvinte da Palavra é como alguém que se olha no espelho. Creio que o principal propósito do espelho é o autoexame. Ninguém olha no espelho simplesmente por olhar, saindo em seguida sem nada fazer. Quando se vai ao espelho é para saber se penteou o cabelo, se lavou o rosto ou para ver se a roupa está bem passada. Vai-se ao espelho para ver as coisas como elas são. Ali, em frente ao espelho, é possível descobrir que tipo de pessoa você é e como está.

Há sempre o perigo de haver alguma manifestação quando se olha no espelho. Há os que estudam a Bíblia, mas não estudam a si mesmo. Alguns leem a Bíblia por desencargo de consciência, mas são incapazes de afligirem a alma por não colocarem em prática o que leem. Há sempre o perigo de se olhar no espelho e não fazer nada a respeito. É sempre bom não esquecer o que se vê no espelho. Assim também não se deve esquecer os ensinos da Palavra, ate mesmo para ver como está a nossa aparência ou nosso estado espiritual diante de Deus.

Finalmente, Tiago recomenda a atenção, ou seja, ver com maior cuidado, atentando bem. O cristão deve estudar a Palavra com toda atenção possível e perseverança a, até mesmo para tê-la como estilo de vida. Esta perseverança trás a ideia de tempo gasto pelas mulheres ao espelho se arrumando para obter seu maior visual. Assim o cristão deve ser cuidadoso com a Palavra para manter sua alma salva e em conformidade com os princípios da Palavra, tronando-se assim, bem-aventurado.

 

Oração:

Senhor Deus, Criador dos céus e terra! Tu és bom e a tua misericórdia dura para sempre! Peço-te graça, Senhor, para me tornar um praticante da tua Palavra e não apenas um ouvinte. Sei Senhor, que há muitos falsos discursos, muitos que nenhum compromisso tem com a verdade da tua Palavra. Eles enganam-se a si mesmos, pois não a guardam no coração. Ensina-me ó Deus, amar de verdade a tua Palavra e ter minha vida regida pela mesma para glória do teu nome. Em nome de Jesus, te peço. Amem!


Irmãos orem por nós!


#Comente


#Compartilhe


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Salvai-vos desta geração perversa"

Rebelião Contra os Líderes

É tempo de despertar