LIBERTOS PELA PALAVRA DA VERDADE


Pr. Nonato Souza

"Portanto, deixando toda impureza e acúmulo de maldade, acolham com mansidão a palavra implantada em vocês, a qual é poderosa para salvá-los" (Tiago 1.21).


É possível viver plenamente em Cristo pela palavra da verdade. Tiago fez menção sobre a palavra da verdade no versículo 18 ao dizer que por ela fomos gerados. Fomos trazidos para Deus pela Palavra e devemos ser guiados por ela à medida que vivemos em Cristo. Se tivermos um coração aberto e receptivo à Palavra e orientado pelo Espírito, alcançaremos o caminho para o progresso nas coisas de Deus. O contrário disto nos conduzirá ao fracasso.

O cristão deve quebrar qualquer tipo de pacto com tudo que for contrário à vontade Deus. Quando assim procedemos, quebramos os laços com tudo o que nos afasta de uma vida com Deus e entramos pelo caminho do progresso em nossa vida espiritual. A imagem que Tiago projeta quando nos admoesta a tomar atitudes importantes para melhor desenvolvimento, é de quem está se despindo de roupas sujas.  O Antigo Testamento faz menção do sumo sacerdote Josué que estava perante o anjo do Senhor e trajava vestes sujas. O anjo emitiu ordens aos que estavam diante dele para que trocassem suas roupas sujas, pois estas representavam o pecado, e recebesse roupas limpas, como símbolo de pureza (Zc 3.3,4).

Aqui no texto, Tiago ordena aos cristãos dispersos se livrarem de todo tipo de impureza moral que suja a alma e a colocarem de lado a maldade que arruína a vida espiritual. Este termo “impurezas” denota sujeira, lixo, imundícia; impureza moral; relações impuras e profanas; imoralidade; vileza; depravação e por ai vai. Tiago está usando o termo metaforicamente para mostrar o aspecto da “corrupção” moral presente na sociedade, e que sob nenhum pretexto, o cristão deve praticar por ser totalmente prejudicial à sua vida em Cristo. “Acumulo de maldade” é outra frase usada pelo apóstolo para expressar a ideia de abundância de pecados. Na verdade, o apóstolo os exorta a se despojarem de toda sujeira interior e maldade exterior, livrando-se do mal que prevalece ao seu redor e os influencia.

Bom, tendo varrido a casa e estando libertos dos andrajos e de todo mal, a recomendação que temos é: recebam com mansidão a Palavra enxertada em vocês e passem a viver em concordância com ela. Sabe-se que a planta precisa ser cuidada senão ela morre. Assim, também os cristãos precisam cuidar de sua vida espiritual, senão poderão ter como consequência a morte.  Isto é fato. A palavra em nós precisa de cuidados e constante aplicação diligente, para que haja crescimento.

Finalmente, o resultado de recebermos a Palavra em nossas vidas é a consequente, salvação. Quando nascemos da Palavra, ouvimos a palavra, recebemos a Palavra e praticamos a Palavra, temos a garantia da salvação, afinal o evangelho é o poder de Deus para a salvação do que crê (Rm 1.16). Glória Deus!

 

Oração:

Senhor, Deus, Criador dos céus e terra, dono da minha vida! Obrigado Senhor pela libertação em Cristo, alcançada quando resolvi aceitar a palavra da verdade. Enquanto neste mundo estou, peço-te, Deus, conduz-me por caminhos da tua Palavra. Ajuda-me a ter um coração aberto e receptivo ao teu Santo Espírito. Não permitas que o meu coração se incline para a impureza e a maldade. Livra-me ó Deus, por tua infinita bondade! No amor de Jesus Cristo, peço-te. Amem!


#Compartilhe

#Comente 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Salvai-vos desta geração perversa"

Rebelião Contra os Líderes

É tempo de despertar