É RELIGIOSO MAS NÃO CONTROLA A LÍNGUA


 Pr. Nonato Souza


“Se alguém supõe ser religioso, mas não refreia a sua língua, está enganando a si mesmo; a sua religião é vã” (Tiago 1.26).


Sei que o descontrole da língua é um problema para muitos. O era também nos dias do apóstolo Tiago. No versículo acima mencionado ele volta ao tema. Já o tinha introduzido no versículo 19 e voltará a tratar do assunto com maiores detalhes em 3.1-18. Por mais que sejamos pessoas totalmente atarefadas no reino de Deus e toda a engrenagem da nossa vida cristã gire em nosso favor, tudo não passará de nada se permitirmos que o diabo entre em ação através da nossa natureza carnal, que desagrada a Deus, e nos conduza a uma religiosidade vazia onde se cultua a Deus, mas se tem uma língua descontrolada.

Onde penetra o espírito falso, o Espírito de Deus se retira, e o nosso falar pode ser a porta aberta para esse espírito falso. Embora muitos não considerem assim, sabe-se que levamos muito a sério as nossas ações, mas nem sempre consideramos esta seriedade nas palavras. Quantas coisas são faladas ou sugeridas em palavras, mesmo depois de termos participado de uma reunião de celebração ao Senhor onde esboçamos palavras de adoração a Deus e depois do culto o que sai da nossa boca e do nosso coração são invejas, ciúmes, e muito desprezo pelo próximo. É lamentável que seja assim.

O cristão verdadeiramente convertido tem suas ações pautadas e guiadas pela palavra da verdade. Na visão do apóstolo Tiago, o nosso testemunho de fé terá repercussão positiva nas pessoas que nos ouvem e nos conhecem pelas coisas que decidimos falar e até pela maneira que falamos. É importante dizer que a palavra “religião” aqui no texto tem a ver com a religião em suas formas e cerimônias exteriores. Sendo assim, Tiago, está preocupado com aqueles cristãos cuja vida cristã consiste apenas em rituais carecendo, no entanto, de santidade. Em outra versão a tradução do texto está assim: “Se alguém diz que é cristão, mas não controla sua língua afiada, está apenas enganando-se a si mesmo e a sua religião não vale nada”.

Estamos vivendo um tempo de muita aparência, muita coisa fantasiosa e quase nada de realidade. Uma religião verdadeira vai além de doutrinas e ritos. Envolve prática, ação. É grande o abismo entre o que se fala, professa e o que se vive de fato; entre o que se diz e o que se faz, entre a profissão de fé  e a prática de vida, entre o cristianismo teórico e o cristianismo prático. Na verdade, esse distanciamento entre verdades inseparáveis, essa falta de consistência e coerência, dá luz a uma vida cristã esquizofrênica e farisaica, cheia de falsidade e recheada de hipocrisia. 

Tiago é prático e direto em suas palavras. Ele mostra com clareza de detalhes o risco de se ter e viver uma religião descomprometida, mística e sem nenhuma praticidade. Para ele não basta um bonito ritual, uma pomposa liturgia, é preciso celebrar Cristo está acima de tudo isto. Tiago está preocupado se somos verdadeiros religiosos ou não. Então ele diz que ser religioso e não controlar a língua é um engano. É fato que existem muitos que se dizem cristãos tendo, porém, a língua em total descontrole. Para Jesus uma pessoa descontrolada que nutre raiva e vive para ofender o próximo é passível de fogo do inferno (Mt 5.22).

Tiago diz que a língua é semelhante a um cavalo sem freios, um navio sem leme, uma fagulha que incendeia uma floresta, uma fonte contaminada, árvore que produz frutos venenosos, um mundo de iniquidade ou uma fera indomável. Pense bem. Uma palavra sem pensar, uma mentira leviana, acusações maldosas, orquestrações urdidas na calada da noite para destruir a dignidade das pessoas são provas incontestes do grande poder que a língua tem para destruir. Pense nisto com todo cuidado e carinho.

 

Oração:

 

Senhor Deus, Criador dos céus e terra. Louvado seja o teu bendito nome para sempre! Senhor Deus, bem sei que temos um mundo recheado de pessoas cuja vida religiosa está recheada de falsidade. Em meio a tanta falsidade religiosa, dá-me uma vida controlada pelo teu Espírito Santo, e sob tua graça, a sabedoria para falar o que edifica as pessoas ao meu redor. Ajuda-me ó Deus, a ter a vida pautada na Palavra da verdade, andar firme nos teus caminhos, edificar aos que me ouvem com uma palavra graciosa que sai da boda de Deus. Em nome de Jesus. Amem!  


Irmãos orem por nós!


#Compartilhe

#Comente 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Salvai-vos desta geração perversa"

Rebelião Contra os Líderes

É tempo de despertar