LÍDERES, INCLUÍNDO OS DE MOCIDADE, TÊM A RESPONSABILIDADE DE ORAR POR SEUS LIDERADOS


 Pr. Nonato Souza


Eu disse: — Ah! Senhor, Deus dos céus, Deus grande e temível, que guardas a aliança e a misericórdia para com aqueles que te amam e guardam os teus mandamentos!
Estejam atentos os teus ouvidos, e os teus olhos, abertos, para que atendas a oração do teu servo, que hoje faço diante de ti, dia e noite, pelos filhos de Israel, teus servos. Faço confissão dos pecados dos filhos de Israel, os quais temos cometido contra ti. Eu e a casa de meu pai pecamos.
Temos procedido de forma totalmente corrupta contra ti e não guardamos os mandamentos, nem os estatutos, nem os juízos que ordenaste a Moisés, teu servo.
Lembra-te da palavra que ordenaste a Moisés, teu servo, dizendo: “Se vocês forem infiéis, eu os espalharei entre os povos;
mas, se vocês se converterem a mim e guardarem os meus mandamentos, e os cumprirem, então, ainda que os seus desterrados estejam nos lugares mais distantes da terra, de lá os ajuntarei e os trarei para o lugar que escolhi para fazer habitar o meu nome.”
Estes ainda são teus servos e o teu povo que resgataste com o teu grande poder e com a tua mão poderosa (
Ne 1:5-10)


Vamos tomar como base para nossa reflexão o texto acima, quando Neemias, o grande líder da nação de Israel foi capaz de orar pelo seu povo, confessando os pecados de sua nação, como se seus fossem os pecados. Existem registros de várias orações deste extraordinário líder no livro que tem o seu nome. O livro começa e termina com orações, pois, Neemias era um homem de fé que dependia inteiramente do Senhor na realização do trabalho para o qual foi chamado.

A oração de Neemias era repleta de ingredientes importantes. Ele declarava louvores ao Deus do céu, ao Deus que cumpre fielmente as suas promessas e dedicou grande parte de suas orações à confissão de pecados. O líder Neemias se apropriou das promessas de Deus ao orar por si e pelo povo, pois Deus disse que perdoaria o seu povo caso o mesmo se voltasse para ele (Dt 30; 1Rs 8.1-53).  Ao orar, Neemias usou o pronome “nós” e não “eles”, identificando-se com os pecados de uma geração que sequer conhecia.

Meus nobres líderes de mocidade, líderes de igrejas, obreiros, por vezes tenho me perguntado qual é a nossa dificuldade em orar pelo povo que lideramos e confessar os pecados do povo como se nosso fosse? Será que é por que como líderes, nos achamos melhores do que os nossos liderados? Penso que somos tão pecadores quanto eles, transgredimos tanto quanto eles, somos arrogantes, prepotentes cheios de egoísmos, tanto quanto eles.

Sim, os nossos pecados estão tão presentes em nós quanto os pecados dos que lideramos. Cometemos erros crassos e não os assumimos. Somos incapazes de assumir os pecados da congregação que lideramos, como sendo os nossos pecados. Não somos super crentes, nem mais santos que ninguém, somos igualmente carentes da graça imensurável do Senhor.

Por que somos incapazes de dizer: Pecamos contra ti Senhor, contra ti somente pecamos? Neemias foi ousado. Ele orou e em sua oração se desnudou diante de Deus: “Estejam, pois, atentos os teus ouvidos, e os teus olhos, abertos, para ouvires a oração do teu servo, que eu hoje faço perante ti, de dia e de noite, pelos filhos de Israel, teus servos; e faço confissão pelos pecados dos filhos de Israel, que pecamos contra ti; também eu e a casa de meu pai pecamos” (1.6; ênfase acrescentada).

Senhores líderes de igrejas, de mocidade e obreiros, penso que a nossa religiosidade vazia está nos matando espiritualmente! Estamos vazios de Deus e cheios de egocentrismo. Achamos que somos alguma coisa quando nada somos. Estamos em cima de um pedestal de orgulho quando deveríamos nos humilhar diante de Deus.

Vejo que nossa espiritualidade não procede de um coração puro, capaz de amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo com amor altruísta. Chegou o tempo de, à semelhança de Neemias, nos desnudarmos diante de Deus com arrependimento e confissão dos nossos pecados e misérias. Deus nos quer sarar. E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra” (2Cr 7.14).

Neemias estava convicto que o perdão de Deus viria não somente a ele, mas, a toda nação de Israel. Ele confiava na fidelidade de Deus e acreditava que estaria presente com ele em todo aquele empreendimento. Orar a Deus e confessar os pecados era necessidade urgente. Havia necessidade da ação de Deus para confirmar o sucesso daquele projeto. Então, Neemias, antes de empreender qualquer iniciativa, põe-se de joelhos com lágrimas e oração, depois levanta-se para o trabalho, certo de que a bênção do Senhor é sobre tudo o que têm a fazer.

Bem, pelo que se pode ver a vida de Neemias era pontuada pela prática da oração constante. Ele sabe que a oração muda todas as coisas e que sem oração, não temos como prosperar. Quando recebe notícia da situação de Jerusalém, sua primeira tarefa foi colocar diante de Deus toda aquela situação. Que este exemplo do líder Neemias chegue ao coração dos líderes neste tempo atual? O Senhor nos ajude a entender a necessidade de orar, confessar os nossos pecados, os pecado do povo que lideramos, pois, é o caminho da vitória no Senhor.

 

 

#Compartilhe

 

#Comente


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Salvai-vos desta geração perversa"

Rebelião Contra os Líderes

É tempo de despertar