LIDANDO COM A TENTAÇÃO E VENCENDO


 Pr. Nonato Souza


"Ninguém, ao ser tentado, diga: “Sou tentado por Deus”. Porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo não tenta ninguém. Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz. Então a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte" (Tiago 1.13-15).


Bom, hoje vamos falar sobre o assunto da tentação. Tiago nos trás este assunto para esclarecer sobre as tentações interiores que sofremos. Neste texto o apóstolo está tratando das tentações enviadas por Satanás, nosso inimigo, e estimuladas por nossa natureza pecaminosa.

Veja que neste texto Tiago trata da tentação num sentido mais amplo. Ele faz menção da tentação como um convite para o pecado.  Parece-me que o apóstolo tem em mente alguém que se desculpa pelos seus fracassos e derrotas por não conseguir ser perseverante e vitorioso diante das tentações. Estas pessoas estão sempre dizendo: “Esta tentação é forte demais para mim” ou ainda: “Deus mesmo é o culpado. Porque me deixou cair nesta situação tentadora?”. É assim a reação do homem desde o princípio. Sempre inventando desculpas acerca dos seus pecados (Gn 3.12,13).

Acredito que diante das tentações o homem deve aceitar a responsabilidade dos seus erros, pecados e desobediências, levá-las a Deus, confessando-as e pedindo perdão (Lm 3.9). É assim que age um cristão maduro. A imaturidade acaba transformando provações em tentações, e estas se não forem administradas com sabedoria vai gerar o pecado que culminará no fracasso ou morte espiritual.

Então, ninguém ao sentir-se impulsionado ao pecado deve dizer: “sou tentado por Deus”, pois Deus jamais nos incita a fazer o que é mal. Deus é santo e seu plano de redenção tem por objetivo a destruição do pecado.

Tiago, apesar de reconhecer o poder sobrenatural do mal agindo no mundo, no texto acima reconhece o envolvimento e responsabilidade pessoal do homem ao cometer pecados. No entendimento de Tiago, o engodo do mal está na própria natureza humana carnal. Claro que quando fala de “desejo”, não está falando somente de desejo mau e impuro. Temos a capacidade de transformar um desejo legítimo em desejo pecaminoso. Devemos controlar os desejos, não estes a nós. Se incentivarmos os nossos desejos eles logo se tornarão atos. A culpa pelo pecado é somente nossa. O desejo descontrolado é egoísta e sedutor.

Para concluir, me deixa dizer uma coisa. Satanás está presente neste tipo de tentação. Até podemos ser levados pelos nossos desejos, mas é o diabo que está por trás dos impulsos quando estamos seguindo na direção errada. A tentação vem dos desejos maus dentro de nós, e não de Deus. Todo pecado começa com um pensamento errado que valorizamos resultando em um ato pecaminoso e dai a morte.  Então, a melhor hora para interromper uma tentação, é antes que ela se torne grande demais ou fique fora do nosso controle.

 

Oração:

Senhor Deus, Tu és santo, puro, e contigo não habita o mal. Sei que sou fraco e muitas vezes minha natureza carnal quer me levar a pecar contra ti. Dependo da tua graça para vencer as tentações que vem sobre mim. Tua graça é o meu forte abrigo onde posso refugiar-me do mal. Só em Cristo vencerei toda tentação. Amem!


#Compartilhe

#Comente


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Salvai-vos desta geração perversa"

Rebelião Contra os Líderes

É tempo de despertar