A VIDA PASSA... TUDO PASSA BEM RÁPIDO!


 Pr. Nonato Souza


"O irmão de coração humilde glorie-se na sua exaltação, e o rico, na sua humilhação, porque ele passará como a flor do campo. Porque o sol se levanta com seu calor ardente, a planta seca, a sua flor cai e a formosura do seu aspecto desaparece. Assim também o rico murchará em seus caminhos" – Tiago 1.9-11.



Somos conhecedores que nesta vida tudo passa, e passa rapidamente. As coisas por aqui têm seu tempo determinado e prazo de validade. Quando cheguei aos meus belos 18 aninhos pensei: “agora é hora de voar”, voei mesmo! Voei tão rápido que cheguei aos 58 anos, e praticamente não vi como cheguei aqui tão rápido. Agora estou tentando fazer tudo para tentar diminuir o ritmo e não chegar tão rápido aos anos seguintes, mas não tem jeito, eles estão chegando, e chegando rápido.

É isso amigo! A vida passa, e passa rápido. Com a vida que se vai, vai-se também tudo que por aqui adquirimos. Sim! Não é só a vida que se vai rapidamente, os bens adquiridos com todo esforço e dedicação, vão-se também. O salmista teve a capacidade de enxergar isto nos mostrando que devemos aprender a usufruir os dias da nossa breve vida terrena a fim de cultivarmos um coração cheio de sabedoria (Sl 90.12).  Não dá para viver aqui, fazendo o que queremos, embora tendo tudo. As palavras de Tiago nos chama atenção, dizendo que tudo passará como a flor do campo. Já pensou?

Quando retorna ao assunto das provações, Tiago trata dos irmãos que enfrentavam extremas privações de pobrezas e, no entanto, eram explorados pelos ricos e poderosos. Eles eram insignificantes aos olhos do mundo, humildes e desamparados com falta de quase tudo.  Tiago os estimula a se gloriar em sua situação, pois, é assim que Deus os vê e os honra. Sua posição exaltada, uma realidade presente para eles, é a sua rica herança como filhos de Deus que vive por antecipação sua participação no Reino eterno de Cristo. Eles podem enfrentar provações e perseguições em determinados momentos, mas são felizes, pois, são honrados como filhos de Deus.

Sabe, meu irmão em Cristo, nós podemos nos alegrar mesmo estando em opressão e pobreza. Deus não tem prazer nas nossas privações, mas possui a fonte da verdadeira alegria que eleva o nosso espírito acima das limitações materiais.  Nossa comunhão e vida com Cristo, pelos méritos do seu sacrifício, nos torna dignos de Deus. Sim isto nos trás dignidade, pois em Cristo, aprendemos a valorizar os valores espirituais da vida, e assim, não buscamos muitas vantagens materiais para ser alegres. Aprendemos a olhar além da nossa situação econômica, seja ela qual for. Enquanto a vida passa – lembre-se, tudo passa - o que temos em Cristo deve superar tudo nesta vida, e é isto que traz a nossa posição exaltada, é onde encontramos a nossa verdadeira dignidade. Louvado seja Deus!

 

Oração:

Senhor, mesmo passando por inúmeras provações, sendo privado das muitas coisas que deseja o meu coração, quero continuar vivendo para ti e te servindo. Sei que não tens prazer em minhas privações, mas desejas o crescimento da minha fé em Cristo, me proporcionando alegria em meio às provações e elevando o meu espírito acima das minhas limitações matérias. Estou convicto que em tudo está o cuidado de Deus. Peço-te graça para continuar. Em Cristo Jesus, meu Senhor. Amem!


#Compartilhar

#Comentar

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Salvai-vos desta geração perversa"

Rebelião Contra os Líderes

É tempo de despertar