A VIDA PASSA... TUDO PASSA BEM RÁPIDO! II


 Pr. Nonato Souza


"O irmão de coração humilde glorie-se na sua exaltação, e o rico, na sua humilhação, porque ele passará como a flor do campo. Porque o sol se levanta com seu calor ardente, a planta seca, a sua flor cai e a formosura do seu aspecto desaparece. Assim também o rico murchará em seus caminhos" – Tiago 1.9-11.


Nesta reflexão estou dando sequência à anterior. Este é um assunto interessante e, tenho mais alguma coisa a falar sobe o mesmo. Quando escreve sua epístola, Tiago o faz também para alguns irmãos em grandes dificuldades.  Cristãos passando terríveis privações com escassez de praticamente tudo.  Como disse no devocional anterior, ali estavam pessoas que nenhum valor tinha aos olhos do mundo. Eram, no entanto, exaltados e honrados aos olhos de Deus. Sua posição como filhos amados os exaltava pelo valor que tinham diante de Deus. Ali estava um grupo de irmãos que embora desprezados pelo mundo tinha sua rica herança como filhos de Deus que vive por antecipação sua participação no Reino eterno de Cristo.

Tiago tinha um coração amoroso e cheio de generosidade, era aquele coração de pastor, para cuidar das muitas classes de pessoas, inclusive esta que vivia em profunda pobreza ou que ocupavam cargos com menor remuneração na sociedade. Essas eram pessoas sofridas que precisavam de palavras de encorajamento, pois, viviam de forma opressiva. Assim, Tiago os admoesta a “orgulhar-se de sua posição exaltada”.

Como cristãos penso ser nossa obrigação cuidar daqueles cristãos, nossos irmãos, que passam privações ou vivem situações de extrema pobreza, suprindo-lhes o necessário para o sustento. Ter um coração generoso que olha com amor às necessidades do próximo é clara demonstração de uma fé viva moldada nas Escrituras Sagradas. Não consigo entender a fé de alguns crentes cujo coração está sempre fechado quando se fala em ajudar o próximo. Este não é autêntico cristianismo, mas uma fé centrada no eu, cujo objetivo é viver para si, somente. Este, embora se autodenomine cristãos, não sabe o que é juntar tesouros no céu, estando preocupado apenas em juntar para si neste mundo. Jesus o trata como “louco”, pois para si, somente, ajunta tesouros e não é rico para com Deus (Lc12.20,21).  

Bom, não é somente daquele cristão que sofre privações que Tiago trata. No texto acima, trata também do rico. Veja que, ao ser anunciado o evangelho pelo Mediterrâneo, judeus e gentios ricos se converteram ao evangelho. Tiago não trata aqui o assunto da riqueza como um mal, não, absolutamente.  Temos o exemplo de Salomão recebeu de Deus tanto a riqueza como a sabedoria (1Rs 3.12,13). Ser rico não é um mal em si mesmo, sempre depende como a riqueza é adquirida, usada e o lugar que ela ocupa no coração do que a possui. O certo é que o pobre deve gloriar-se pelo que tem permanente no céu, e o rico pelo que não tem permanente na terra. O pobre deve gloriar-se em sua dignidade, o rico em sua insignificância.

Tiago ensina que o rico experimentará abatimento. Esse estado de humilhação é a reordenação de valores que o rico experimenta quando segue a Cristo. O rico, ao se converter a Cristo, logo aprende que “a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui. Mais é a vida do que o sustento, e o corpo mais do que as vestes” (Lc 1.15,23).  Aprende que a segurança em curto prazo dos recursos materiais é comparada à flor da erva, e que o homem não deve, jamais, confiar no que o dinheiro e o poder supostamente nos garante.

Por fim. Tiago diz: “Porque o sol se levanta com seu calor ardente, a planta seca, a sua flor cai e a formosura do seu aspecto desaparece. Assim também o rico murchará em seus caminhos”. Naqueles tempos, o vento leste quente do deserto da síria podia transformar os pastos verdes em pastos secos em um único dia. Ai, a formosa aparência do seu aspecto perece, ou seja, o encanto e a beleza se perde para sempre. Tiago finda sua sentença nestes versículos dizendo: “Assim também o rico murchará em seus caminhos”.  

Pois é, como disse: a vida passa. Sim, a vida do rico chega ao fim enquanto ele se ocupa em ganhar dinheiro.

Finalmente, é bom não esquecermos que tudo passa muito rápido! 


#Compartilhe

#Comente


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Salvai-vos desta geração perversa"

Rebelião Contra os Líderes

É tempo de despertar