A RECOMPENSA DEPOIS DE PROVADO E APROVADO


 Pr. Nonato Souza


"Bem-aventurado é aquele que suporta com perseverança a provação. Porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam" (Tiago 1.12).


É perceptível a todos que suportar provações não é fácil para ninguém. No entanto, a Palavra de Deus tem por bem-aventurado o cristão que suporta com perseverança a provação. Ficar por baixo enfrentando tempos difíceis durante longo período nos provoca angústias na ama. Porém, é importante não tentar escapar das múltiplas provas que nos vêm da parte de Deus, mas perseverar nelas por amor e louvor do seu santo nome.

Quando somos provados, e enfrentamos as grandes provações com destemida coragem e gozo na alma, somos bem-aventurados, felizes. Como assim, bem-aventurados? Quando pelo amor de Deus suportamos aquilo que nos foi ordenado como filhos de Deus, somos aprovados, e alcançamos por sua graça o prêmio da vitória. O homem bem-aventurado encontra felicidade completa em Deus. Ela pode até sofrer os piores revezes na vida, mas, é feliz. Esta expressão de Tiago parece contradizer a lógica popular, pois do ponto de vista do mundo, as pessoas abastadas é que tem segurança e podem ser felizes. As escrituras, porém, afirma, peremptoriamente, que é feliz o homem que suporta com perseverança a provação.

Sabe amigo, Deus testa a nossa fé para saber se de fato é verdadeira. Quando vamos comprar um objeto de grande valor queremos testar para saber se de fato estamos comprando algo autêntico e não falso. Assim também, Deus nos testa. Você se lembra de Jó? Quanta prova teve que passar para ser aprovado? Pois é, a fé que não é provada e aprovada não tem valor.  Dentro da pedagogia divina as provas objetivam nos levar para mais perto de Deus, para alcançarmos forças, suportarmos os momentos difíceis e vencer tudo.

 Tiago nos informa que depois da provação o cristão receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam. Aqui a coroa da vida é oferecida àqueles que forem provados e perseverarem até serem aprovados. Pois é, os louros da vitória virão ao final da dura competição. Já imaginou o tamanho da surpresa quando ao final da carreira cristã, guiando-nos sempre pela Palavra, formos recompensados pelo Senhor.

As provações desta vida estão limitadas apenas a esta vida, um dia elas terminarão. A epístola de Tiago no seu primeiro capítulo, nos mostra, que Deus objetiva a longo prazo nos levar à maturidade e integridade, porém, o objetivo eterno de Deus para nós, os salvos é a coroa da vida. Portanto, esperar por esta maravilhosa recompensa e por aquele que a apresentará a nós pode ser uma fonte de resistência e coragem em tempos de provações (1Co 9.24-27; 2Tm 4.7,8).

 

Oração:

Senhor Deus, sei que as provações, embora, duras e difíceis, têm por objetivo me levar ao crescimento em Cristo. Peço-te ó Deus, forças para suportar com paciência as provações pelo tempo determinado por ti. Senhor Deus, estou convicto que a minha perseverança nas provações me levará a alcançar a coroa da vida, a qual Deus dará aos vitoriosos. Continua na minha frente, em nome de Jesus, te peço. Amem!

#Compartilhe


#Comente

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Salvai-vos desta geração perversa"

Rebelião Contra os Líderes

É tempo de despertar