VENCENDO AS CARGAS QUE NOS SOBREVÊM


 Pr. Nonato Souza


“Eu, porém, invocarei a Deus, e o Senhor me salvará. À tarde, pela manhã e ao meio dia, farei as minhas queixas e lamentarei; e ele ouvirá a minha voz. Em paz ele livra a minha alma dos que me perseguem; pois são muitos contra mim. Lance os seus cuidados sobre o Senhor e ele o susterá; jamais permitirá que o justo seja abalado. [...] eu todavia confiarei em ti” (Salmos 55.16-18,22,23).


O Salmo 55 que provavelmente foi escrito no início da revolta de Absalão, mostra mais uma vez as lutas, adversidades e as muitas dificuldades que o salmista Davi, o rei de Israel, passava. Aqui, enquanto enfrentava a revolta de Absalão, seu filho e a traição de Aitofel, um dos seus mais íntimos conselheiros, Davi fala sobre os momentos difíceis presentes e de um stress tão alto em sua vida a ponto de não mais poder suportar.

A coisa chegou a um nível tão complicado que Davi exclamou: “Quem me dera ter asas como de pomba! Voaria e acharia descanso. Eis que fugiria para longe e ficaria no deserto. Depressa eu me abrigaria do vendaval e da tempestade” (Sl 55.6-8).

Não é, porventura, assim que nos encontramos quando cargas de dificuldades e lutas nos sobrevêm ou são postas sobre nossos ombros, a ponto de não conseguirmos mais suportar? As coisas ficam tão difíceis que nos vem um desejo ardente de fugir para algum lugar onde possamos desfrutar de um pouco de paz, descanso ou alcançar algum refrigério.

Davi, apesar de rei da nação de Israel, sentia-se por vezes rodeado de pensamentos perturbadores e medos sem fim que o sufocavam. Ele dizia: “quero fugir para longe”. Os pensamentos de Davi o levavam a querer se libertar de tudo aquilo que o afligia naquele momento de stress.

O tempo presente é difícil, bem difícil, eu sei. Pensamentos perturbadores e medos nos sufocam por todos os lados. Em nosso coração vem uma enorme vontade de fugir, abandonar tudo, apesar de sabermos que estas atitudes só parecem ser uma solução, mas na verdade, não resolve absolutamente nada. O cristão convertido deve sempre perguntar: O que posso aprender que toda essa situação?” Então, o que melhor se deve fazer numa hora dessas é enfrentar os temores e sob a graça de Deus continuar avançando no poder e força do Senhor.

O rei de Israel era homem experimentado nas lutas e adversidades. Além dos grandes problemas enfrentados no seu reino, havia algo que o abatia ainda mais. Seu desespero não era, simplesmente, os inimigos a lhe espreitar, sua preocupação maior era está sendo traído por amigos, sim, um amigo próximo o estava traindo (vv. 12-15). Duro isso, hem! Que situação! Amigos que nos traem! Que dor! Quem seria este amigo? O salmo não revela.

Seria porventura,  Absalão seu filho que se revoltara contra o pai e queria tomar-lhe o reino ou Aitofel seu general de maior confiança que agora resolve levantar a bandeira de Absalão? Aqui eu entendo porque Davi teve pavores e queria fugir para o deserto a esconder-se. Membros da sua própria família e amigos íntimos que com ele se congregava e se reunia no centro de comando para traçar estratégias agora queriam matá-lo. Meu Deus, que situação!

Não tendo o que fazer em níveis terreno para se livrar de tamanha dor e angústia, Davi resolve buscar a única pessoa em quem podia confiar: O Senhor Deus.  “Mas eu invocarei a Deus, e o Senhor me salvará” (v. 16). É isso, quando não temos a quem recorrer em níveis terrenos, precisamos ir ao encontro de quem pode todas as coisas: Deus.

Por vezes somos acometidos de medos tão fortes que de desesperança somos tomados. O nível de stress chega a graus máximos e não sabemos o que fazer, então é preciso confiar no Senhor com todas as forças, lançando sobre ele os nossos cuidados. Não temos outro jeito: “Lança o teu cuidado sobre o Senhor, e ele te susterá; nunca permitirá que o justo seja abalado” (v. 22).

Como Davi, nós precisamos enfrentar o pânico, o medo e o desespero. Não temos como fugir, mesmo porque fugir não é a solução. A solução é enfrentá-los com galhardia, sem esmorecer. Com confiança em Deus. As coisas podem até parecer fora do controle, mas nossas circunstâncias não estão à parte da preocupação de Deus. O que quer que estejamos enfrentando, que nos pareça difícil de controlar, não fugiu do controle de Deus. A solução breve virá e o Senhor será glorificado em nossa confiança nele.

Quando o desespero, o pânico vier firme-se nas promessas de Deus. Busque concentrar-se no Deus que serves agarrando-se aos seus atos bondosos de misericórdia. Não se desespere, pois toda dor e sofrimento vai passar. Diante de tudo o que o salmista estava passando podia dizer: “mas eu em ti confiarei” (v. 23). Quando as pressões da vida te sufocarem a ponto de não mais conseguir suportar, dobre-se diante do Senhor, clame a Ele pelo tempo que se fizer necessário, até que venha e tire toda aflição.

Confia, espera, nada temas, pois o Senhor está cuidando de tudo. Ele leva os nossos fardos. Ouça sua voz: “A minha graça te basta” (2Co 12.9).

 

Oração:

Senhor Deus, Criador dos céus e terra, como é difícil enfrentar inimigos espirituais na caminhada cristã. Se não for a tua presença ao nosso lado não é possível lograr êxito contra os que lutam para nos derrotar. Senhor dá ouvidos à minha oração; não te ocultes da minha súplica. Na adversidade, perseguição e lutas da vida, fico perplexo e perturbado, pois, o meu coração estremece. Temor e tremor me sobrevêm. Neste momento difícil, Senhor, me vem ao coração o desejo de fugir. Voar para um lugar deserto onde possa me abrigar das tempestades. Meu Deus! Ajuda-me a entender todo o teu projeto para comigo e ensina-me a confiar e esperar em ti. És o meu abrigo seguro, invocarei o teu nome e o Senhor me salvará dos meus inimigos. Livra ó Deus a minha alma dos que me perseguem e me espreitam, pois são muitos. Sustenta-me, pois tenho lançado sobre ti os meus cuidados. É em ti que confio plenamente. Amem!


#Compartilhe

#Comente

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Salvai-vos desta geração perversa"

Rebelião Contra os Líderes

É tempo de despertar