SABEDORIA PARA VENCER NAS PROVAÇÕES


 Pr. Nonato Souza


"E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça a Deus, que a todos dá liberalmente e não o lança em rosto; e ser-lhe-á dada" ( Tiago 1.5).


Que existem alguns com falta de sabedoria é fato, o próprio texto bíblico acima deixa bem claro esta esfuziante verdade. Se quisermos passar bem, com boa aprovação nos testes que envolvem toda a nossa vida cristã, precisamos, indubitavelmente, de sabedoria. Só a sabedoria vinda de Deus é capaz de nos esclarecer sobre o que fazer aqui e agora em concordância com a vontade de Deus.

Mas, que tipo de sabedoria Tiago nos incentiva a pedir? Sei que esta sabedoria é mais do que conhecimento e vai além de qualquer realização humana natural. Parece que aqui em Tiago, esta sabedoria implica em usar corretamente as oportunidades no viver santo. Está relacionada com viver o autêntico cristianismo tendo Cristo como exemplo máximo no cumprimento da vontade de Deus.

É sabedor entre os santos irmão que a sabedoria é mais que o conhecimento. A sabedoria é o uso correto do conhecimento. Há muitos que conhecem bem toda a Bíblia, mas, não conseguem usar o ensino para sua edificação e instrução. O sábio está sempre em busca de maturidade e não do simples prazer da satisfação do ego. Quando as provações nos veem, precisamos sabedoria para não lançar fora as oportunidades que Deus nos dá de crescemos sempre em maturidade.

A praticidade desta sabedoria está relacionada com a vida, mesmo durante os tempos de difíceis provações. É uma sabedoria que não nos isola do sofrimento, mas nos ensina o caminho da superação em meio às provações. Esta sabedoria vai além do bom senso. Sim, o bom senso não nos capacita a uma vida de alegria em meio às provações. É uma sabedoria que leva a temer a Deus, orienta dentro da vontade de Deus e distingue quanto ao que é certo e errado. Por fim, é uma sabedoria que nos leva a ser como Cristo.

Bom, Tiago diz que devemos pedir esta sabedoria a Deus, pois Ele dá liberalmente e nãolança em rosto. Penso que a busca por esta sabedoria começa com uma completa dependência de Deus, expressa em oração. Isto porque Deus é a fonte da sabedoria e é de sua natureza dar. Deus não conhece limites em sua generosidade e não rejeita aqueles que o buscam.

Sabemos que Deus nos responde as orações acerca desta sabedoria quando os problemas nos acometerem e reagirmos com uma atitude de alegria. Vamos perceber que a alegria que nos invade o coração é uma dádiva divina capaz de nos impulsionar a uma vida vitoriosa em Cristo mesmo nas piores situações. Cheios de sabedoria, nosso alvo não é fazer a nossa vontade, mas, permanecermos em concordância com a vontade divina.

 

Oração:

Senhor Deus, reconheço que nos meus momentos de provações tenho enormes dificuldades para tomar decisões acerca do que fazer para continuar avançando vitoriosamente. Sei que este fato está relacionado à minha falta de sabedoria na caminhada cristã. Meu Senhor, em oração, humildemente, peço que me dês a sabedoria necessária para te servir em meio à minhas inúmeras provações. Assim, terei graça para vencer com alegria e glorificar o teu santo nome. Em Cristo Jesus. Amem!   


#Comente

#Compartilhe 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Salvai-vos desta geração perversa"

Rebelião Contra os Líderes

É tempo de despertar