PROVAÇÕES QUE LEVAM À PERSEVERANÇA E GERA MATURIDADE

 

Pr. Nonato Souza.


"Sabendo que a provação da fé que vocês têm produz perseverança. Ora a perseverança deve ter ação completa, para que vocês sejam perfeitos e íntegros, sem que lhes falte nada' (Tiago 1 2-4).


Sabia que nossa natureza humana é capaz de perder a paciência quando estamos sendo provados? Pois é, isto é fato. Ficamos impacientes quando vemos o tempo passar e as provas se intensificando dia a dia sem uma resposta de Deus trazendo bálsamo para aliviar as nossas angustiantes dores.

É dolorido permanecer debaixo de condições difíceis, tarefas onerosas do sofrimento físico ou psíquico sem encontrar uma saída, um caminho, uma porta que se abra. Deus como é complicado! Já me senti assim em muitos períodos da minha vida e caminhada ministerial. Saber que mesmo estando debaixo da vontade de Deus, no lugar que ele nos colocou, a pedagogia de Deus nos alcança com objetivo de nos ensinar muitas coisas para nosso crescimento em Cristo.

As provações tem o papel de nos levar a ficar mais profundamente enraizados em Cristo, agarrando-nos mais firmemente nele. Isto é crescimento em Cristo. As muitas provações que nos vem produz em nós certa integridade, aperfeiçoamento de caráter junto a uma maturidade que nos leva a entender que o Deus que nos prova também nos socorre na aflição e na hora exata nos ajuda a sair deste turbilhão de sofrimentos.

Quando comento sobre este assunto sempre me vem à lembrança as palavras do apóstolo Pedro. Isto porque nos meus muitos momentos de provações, sempre a tristeza está presente para nos trazer desânimo, então, recorro à inspirada expressão do apóstolo em busca de consolo pelo Espírito Santo. Olhe só o que ela diz: “Nisso vocês exultem, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejam contristados por várias provações, para que, uma vez confirmado o valor da fé que vocês têm, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado pelo fogo, resulte em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo” (1 Pe 1.6,7).

 Observou bem as palavras do apostolo? Ele está dizendo que a nossa fé é testada objetivando passar por um processo de purificação. Não é assim que o ourives faz para remover a impureza do precioso mental? Deus também, através das provações que vem, purifica do pecado a fé daqueles que creem. Sim, com isto, o Senhor busca que o cristão tenha uma fé ativa acompanhada de ações, doutro modo, sua fé será morta.

As palavras de Tiago mostra que nossa fé precisa desenvolver a perseverança e a perseverança é uma necessidade se queremos chegar ao céu. “Ora a perseverança deve ter ação completa, para que vocês sejam perfeitos e íntegros, sem que lhes falte nada.” Então meu irmão, se, estás passando por momentos de provações, não desista, persevere, permaneça firme, pois, é este o caminho dos vitoriosos, dos que pela fé se agarram a Deus e persistem em cumprir sua soberana vontade.

 

Oração:

Senhor, como é difícil o fogo das provações! São momentos angustiantes sobre minha alma que somente o bálsamo da tua presença é capaz de me ajudar a suportar. Peço-te, Deus, que me ajude a ser forte em ti, e a vencer com graça abundante esses momentos difíceis. Sei que sairei mais resistentes das adversidades, se for perseverante em minha fé. Ajuda-me a confiar plenamente em ti. Em Cristo Jesus, te peço. Amem!  

 

#Compartilhe


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Salvai-vos desta geração perversa"

Rebelião Contra os Líderes

É tempo de despertar