DÚVIDAS, UM IMPEDIMENTO ÀS ORAÇÕES E CONQUISTAS


 Pr. Nonato Souza


"Peça-a, porém com fé, em nada duvidando, pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento. Que uma pessoa dessas não pense que alcançará do Senhor alguma coisa, sendo indecisa e inconstante em todos os seus caminhos" (Tiago 1.6-8).


A dúvida é um grande impedimento às nossas orações. Acredite, é impossível recebermos alguma coisa de Deus quando temos um coração cheio de dúvidas. Quem duvida jamais triunfará nas provações. Isso é fato. O duvidoso vive em constante agitação entre a confiança em Deus e a incredulidade, mudando de ideia ou direção a todo instante. Gente assim, não consegue nada com Deus.

Conheço pessoas cuja vida cristã reflete exatamente isto que estou dizendo. Ora a sua vida cristã está no alto, ora está em baixo, um dia há um fervor inexplicável, outro dia completamente abatida, desalentada, sem nenhum ânimo, a ponto de desistir de tudo. É incrível como acontece isto com muitas pessoas. A vida tem demonstrado este estado de coisas acontecendo com muitos, inclusive cristãos. E não é algo que acontece com naturalidade, é um desânimo inexplicável que se abate sobre a vida de muitos desestruturando sua fé a ponto de levá-los a abandonar suas próprias conquistas e convicções.

Penso que alguém hesitante desta forma tem enorme dificuldade com suas decisões. Se as promessas de Deus a nosso respeito tem o mesmo peso que os nossos sentimentos e desejos, o resultado é um mar revolto de indecisões e caos sem nenhuma resposta às nossas orações. O que disse o escritor aos Hebreus sobre a questão da falta de fé? Ele disse que “sem fé é impossível agradar a Deus”. Ora, como uma pessoa cheia de dúvidas pode alcançar alguma coisa da parte de Deus? A fé diz sim, a incredulidade diz não!

Você se lembra da dúvida levantada pelos discípulos, quando Jesus amaldiçoou a figueira sem frutos? Ao verem a figueira seca ficaram admirados e disseram: Como a figueira secou depressa! Ao que Jesus lhes disse: “Em verdade lhes digo que, se tiverem fé e não duvidarem, não somente farão o que foi feito à figueira, mas até mesmo, se disserem a este monte: “Levante-se e jogue-se no mar”, assim será feito” (Mt 21.21,22). Veja, portanto, que estando a dúvida presente é impossível alcançar êxito em toda e qualquer situação da vida.

Vê-se também que a dúvida levou Pedro a afundar nas ondas do mar quando caminhava em direção a Jesus (Mt 14.22-33). A pergunta de Jesus para Pedro foi: “Homem de pequena fé, porque duvidaste? Então, observe que, enquanto manteve os olhos fixos em Cristo pela fé, pôde caminhar sobre as águas, mas quando se distraiu com o vente e as ondas, sua fé vacilou e começou a afundar.

Há, na verdade, muitos cristãos que são assim, inconstantes em todos os seus caminhos, o que indica profunda imaturidade. Alcançaremos nossos objetivos se não tivermos um coração cheio de dúvidas e que não se mostra dividido. Quem vive vida de fé, não determina a maneira como Deus irá lhe responder, mas acredita que Deus irá fazê-lo. Enquanto que, o que duvida, não pode esperar receber do Senhor alguma coisa, pois seu pedido não foi genuíno.

 

Oração:

Senhor Deus, sou conhecedor que sem fé jamais conseguirei alcançar meus objetivos, por ter uma mente dividida e cheia de indecisões. Peço-te, Deus, que me ajudes na minha pouca fé e tires do meu coração a dúvida que me impede de alcançar os meus propósitos em Cristo. Deus, não quero ter uma fé vacilante, mas uma fé firme, para glória do teu nome. Por Cristo Jesus, nosso Senhor. Amem!


#Compartilhe


#Comente


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Salvai-vos desta geração perversa"

Rebelião Contra os Líderes

Que culto é este vosso?