ALEGRIA NAS PROVAÇÕES


 Pr. Nonato Souza.


"Meus irmãos, tenham por motivo de grande alegria o fato de passarem por várias provações" (Tiago 1.2).


Sei que este não é um assunto que enche os olhos e o coração de prazer e satisfação, pois falar de provações é sempre complicado. Mas, quem não passa por provação nesta vida tão cheia de lutas, adversidades e perseguições? Pois é, queiramos ou não, as provações são parte normal da vida cristã. Na verdade, provações estão determinadas para o discípulo fiel. Não é isto o que disse o apóstolo dos gentios, Paulo? Sim, ele disse que “todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições” (2Tm 3.12). Já viu que coisa!

Tiago trata das provações como seu primeiro assunto na carta. Oxe! Não dava para ser outra temática? Prefaciar uma carta com um assunto tão complexo como este? Pois é, Tiago precisava conversar com aqueles irmãos sobre exatamente o que eles estavam enfrentando, objetivando curar-lhe as feridas abertas pelos sofrimentos angustiantes que lhes assolava a alma.

Você lembra que Tiago fecha o versículo 1 com a expressão “saúde” com o sentido de “alegrar-se”? Pois é, ele estava querendo dizer àqueles cristãos que deveriam considerar pura alegria todas as dificuldades que lhes sobreviessem. Eles deveriam resistir às provações com alegria na alma, pois fazem parte da vida cristã. Fato é meus nobres companheiros, que não escolhemos ter ou não ter provações. Não cabe a nós decidir se vamos ter ou não ter provações; apenas podemos escolher qual será a nossa atitude em relação a elas.

O cristão deve ter o cuidado para que provações não venham surgir como iniciativa pessoal dele. Um estado de vigilância constante é sempre necessário neste quesito. Sempre que as provações chegarem a nossa porta, como permissão divina para nos ensinar, devemos vê-las como uma fonte de alegria em vez de tristeza.

Sei perfeitamente, (as provações tem estado bem presente na minha vida), que sentir profundo gozo em meio às constantes provações, não é uma tarefa simples, e não é nada fácil. Este, porém é o conselho de Deus através de sua Palavra (Mt 5.11,12; Rm 53-5; 1 Pe 1.6,7), pois, o sofrimento na vida cristã tem propósitos. Eles são meios para o nosso crescimento rumo à semelhança com Cristo.

Como você tem suportado as provações que tem vindo à sua vida? Qual tem sido o teu aprendizado? Como você está lidando com as provações que tem batido a sua porta com tanta frequência? Saiba, pois, que ser cristão não nos isenta de sofrimentos e provações. Jesus deixou isto bem claro quando disse que no mundo passaremos por aflições (Jo 16.33), e este fato tem sido constatado em toda história do cristianismo, quiçá da humanidade (At 14.22).

Então, veja que a adversidade pode vir ao cristão de várias maneiras e intensidade, cabendo a este permanecer firme, tendo profunda alegria em meio às provações, sabendo que quando sofremos provações, aprendemos verdades fundamentais para o nosso crescimento.

 

Oração:

Senhor Jesus, sei que contemplas nossas lutas e provações neste mundo. Tú és conhecedor quando gememos no ardor das provações, angústias e dores. Peço-te, Deus, que nos dê forças para suportarmos com coração alegre e cheio de gratidão as tempestades que nos veem. Que com graça abundante cantemos jubilosamente. Em Cristo Jesus, nosso Senhor. Amém!


#Compartilhe


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Salvai-vos desta geração perversa"

Rebelião Contra os Líderes

É tempo de despertar