CUIDANDO DAS OVELHAS DISPERSAS


 Pr. Nonato Souza


Texto Bíblico – Tiago, ... às doze tribos que andam dispersas: saúde”. Tiago 1.1

Vou deter-me mais um pouco no versículo primeiro desta carta, por me sentir, fortemente tocado pelo Espírito, acerca do sentimento que estava no coração do apóstolo Tiago, irmão do Senhor Jesus, em cuidar e assistir pastoralmente aqueles judeus, convertidos a Cristo, que estavam na dispersão.

Tiago prefacia sua carta demonstrando um enorme cuidado e preocupação com aqueles crentes advindos do judaísmo e que agora professam a fé em Cristo. Para alguns estudiosos esses cristãos eram judeus dispersos que estavam na Assíria, Babilônia, Egito e outros reinos, que foram levados cativos em suas guerras. Agora dispersos, abraçaram a fé cristã, passando a lhes acompanhar, também, o sofrimento. Outros acham que são judeus convertidos por ocasião do pentecostes que foram disperso depois do martírio de Estevão (At 8.1; 11.19). O certo é que dispersos por todo o Império Romano, debaixo de perseguições, tendo os seus bens saqueados, pobres e quiçá, enfermos, eram cristão que precisavam de cuidados físicos, materiais e especialmente, cuidados espirituais.

A triste situação daqueles irmãos desperta a compaixão e o cuidado espiritual do pastor de Jerusalém, Tiago, que lhes escreve carta objetivando orientá-los espiritualmente a permanecerem firmes na fé, mesmo diante de provações e adversidades constantes. Creio que o sofrimento que aqueles irmãos em Cristo estavam passando lhes abatera a fé, precisando urgentemente de cuidados e assistência pastoral.

Além dos conselhos necessários, palavras de ânimo e orientações doutrinárias, Tiago lhes fala através dos seus escritos que eles estavam em um arrojado campo de batalha espiritual e que neste aspecto o cristão não é poupado de problemas e dificuldades em sua vida espiritual.

Deus tem sempre um cuidado especial por aqueles que aparentemente estão desprezados, abandonados, rejeitados, pois, se lembra de cada um e os envia conforto no tempo certo. O apóstolo Tiago, um pastor cuidadoso, que respeitava até mesmo os dispersos, lhes envia saudações, desejando-lhes paz e salvação. Que exemplo de cuidado!

Temos hoje líderes com este quilate? Não nos falta pastores que se preocupam de fato com o estado das ovelhas? Olham eles pelo estado espiritual, físico e material de cada uma, estando elas perto ou longe? Há de fato, uma assistência constante e cuidadosa neste mister?

Era o desejo do coração do apóstolo Tiago que aqueles crentes fossem confortados, se alegrassem mesmo em estado de tanto angústia e sofrimento. Sim, este era o desejo, repito, daquele amado pastor que tanto se preocupava com seu rebanho. A última palavra do apóstolo no prefácio de sua carta foi: “Saúde”, com o sentido literal de: “regozijar-se”. Sim. Era o que estava no coração de Tiago: Alegria sempre, mesmo em meio às constantes provações.

Como estamos? Certamente Deus se preocupa com cada um de nós e o seu cuidado nos alcança a todo o momento. Mesmo nas lutas, preocupações da vida, enfermidades ou longas provações, precisamos nos regozijar sempre, na certeza que o amor divino nos ampara.

Como está a nossa preocupação com os que estão passando por momentos difíceis, conturbados em preocupações extremas e que precisam urgentemente de alguma ajuda? Se neste momento, estás lembrando-se de alguém ou alguns que precisam de socorro, se levante e faça o melhor. O Reino de Deus precisa de ti.

 

Oração – Senhor Deus, abre o meu coração para ouvir acerca da tua vontade e entendê-la. Sim, me ajuda a compreender que o meu próximo tem necessidades e me leva a amá-lo de todo coração com amor altruísta. Há muitos que precisam de uma palavra de salvação e paz, e eu sei que posso ser o teu instrumento para este momento. Levanta-me deste estado de omissão e negligência e enche-me de forças para assim fazer. Em nome de Jesus te peço. Amem!


#Compartilhe


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Salvai-vos desta geração perversa"

Rebelião Contra os Líderes

É tempo de despertar