Prosseguir até o fim














Por Nonato Souza

“Mas desejamos que cada um de vós mostre o mesmo cuidado até o fim” (Hb 6.11).

O grande propósito de Deus é que andemos sempre para frente. Começar não é difícil, chegar até o fim é sempre um desafio.

Na carreira a nós proposta pelo Senhor Jesus, só alcançarão galardão os que chegarem até o fim. Os exemplos que citamos a seguir, extraídos do Livro Sagrado, nos servem de exortações para que não sigamos os seus passos, além de nos trazer alento e coragem para prosseguirmos e nunca desistirmos, ou melhor, nunca pararmos.

Esaú se tornou profano a ponto de perder o seu direito de primogenitura, quando o vendeu por um prato de lentilha, ao tentar ainda herdar a bênção, foi rejeitado, porque não achou lugar de arrependimento, ainda que, com lágrimas, o buscou. Israel saiu do Egito em direção à terra de Canaã, dos que saíram apenas dois entraram na terra prometida, a maioria ficaram prostrados no deserto. A mulher de Ló deixou-se vencer pelo concupiscente pecado de Sodoma e Gomorra e foi transformada numa estátua de sal, não chagando ao final de sua jornada. Sansão começou bem a caminhada, mas deixou-se seduzir por uma mulher prostituta de Tinate. O mancebo rico desprezou a oportunidade de seguir a Jesus, porque o seu coração estava depositado nas riquezas desta vida. Apóstolo Paulo dar informações de Demas tê-lo abandonado amando o presente século. Por tudo isto, e muito mais, a recomendação da Palavra de Deus continua a mesma para nós hoje: “Sê fiel até a morte (fim) e dar-te-ei a coroa da vida” (Ap 2.10, grifo nosso).

Estou certo, que existirão aqueles que por, algum motivo, ou por objeto de seus interesses, deixarão de olhar para o alvo e irão, certamente, parar na jornada. Existem momentos em nossa jornada que temos vontade de parar, não apenas por causa dos desânimos, lutas e dificuldades, mas, as adversidades geradas às vezes por aqueles que estão próximos de nós, amigos, parentes e outros, que por algum motivo tocam profundamente as nossas forças, a ponto da parecer que as mesmas se esvairão. É aqui que precisamos aprender a confiar somente em Deus e fazer das nossas horas a sós com Ele, o momento mais importante para nós. Só Ele nos entende e sabe cuidar de nós. Portanto, mesmo que o vento assopre de todos os lados, não á hora de parar. Existe uma esperança maior, um alvo maior, uma eternidade melhor. É assim, que precisamos olhar, para que possamos ver além das falhas, erros e mediocridades de homens cujo pensamento limitado se volta apenas para as coisas desta terra. Assim, penso que firmada a nossa confiança em Deus, chegaremos no lugar preparado por Ele, a eternidade, o céu. “Mas a nossa cidade está nos céus donde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo” (Fp 3.20).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Salvai-vos desta geração perversa"

Rebelião Contra os Líderes

É tempo de despertar