QUEM AMA VERDADEIRAMENTE NÃO DESONRA SEU PRÓXIMO NEM O OPRIME

 

Pr, Nonato Souza


"Se vocês, de fato, observam a lei do Reino, conforme está na Escritura: “Ame o seu próximo como a si mesmo”, fazem bem. Se, no entanto, vocês tratam as pessoas com parcialidade, cometem pecado, sendo condenados pela lei como transgressores' (Tiago 2.6-9).


No texto acima temos um alerta importante. Tiago inicia o quinto versículo do texto trazendo à memória daqueles cristãos os riscos que corremos ao favorecer alguém mostrando as consequências geradas por tal comportamento. O apóstolo mostra que são os ricos, em especial, que podem, exatamente, nos oprimir com suas ações, provocando angústias em nossa alma.  

Como pastor amoroso, Tiago cuidadosamente reprova aqueles cristãos por sua atitude, principalmente pelo fato de não demonstrarem nenhuma sensibilidade com os maus tratos e atitudes desumanas dos ricos para com os pobres. Ora, se Deus escolheu os que para o mundo são pobres para serem ricos em fé e herdeiros do Reino que ele prometeu aos que o amam, porque, então, desonrar os menos afortunados? Havia, com certeza, um erro crasso entre aqueles cristãos, não deveriam jamais desprezar as pessoas, fossem elas de qualquer classe, cor ou raça.

É preciso entender que não há nenhuma arbitrariedade nesta escolha de Deus. Ela simplesmente mostra o fato de que pobres e oprimidos são bem mais receptivos e respondem melhor ao evangelho, ao contrário dos ricos que estão sempre em busca de poder e dinheiro, esquecendo-se do favor divino. Temos conhecimento pelos evangelhos que os ricos não são excluídos do Reino de Deus; da mesma maneira os pobres, não são “escolhidos” devido algum mérito de pobreza. No entanto, as riquezas podem atrapalhar uma pessoa, impedindo-a de reconhecer a necessidade que têm de Deus (Mt 10.23; Lc 1.34).

O sentimento de tristeza que brota do coração de Tiago pela atitude daqueles cristãos é grande. A acepção de pessoas por conta das riquezas que possui e da aparência exterior tão presente na vida de alguns irmãos é apresentada aqui pelo apóstolo como um pecado grave, isto pelo prejuízo advindo de uma suposta grandeza e tolice que achavam ter, embora Deus não considere nada disso. Na verdade, sendo rico ou pobre os crentes devem obedecer a Deus amando-o acima de todas as coisas. Isto é conhecido como “a essência da mensagem de Tiago”. É isso, se realmente amamos a Deus, nossa fé nele e nossa obediência a Ele será correta, pois, não se deve menosprezar a ninguém com quem compartilhamos uma herança comum.

Pois bem! No texto acima, Tiago, com muita precisão, faz menção da lei do Reino como a lei do amor. Para ele, uma lei acima de todas as demais. Jesus reafirma esta lei nos seus ensinos como a vontade de Deus para os seus seguidores. Tiago quer que aqueles cristãos sejam capazes de obedecer este importante mandamento, não discriminando qualquer pessoa que viesse participar da comunhão dos santos. A revelação divina mostra com clareza que a essência da lei de Deus é amar a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a si mesmo. Infelizmente alguns cristãos não entenderam isso e estão em busca de muitas coisas, posições e realizações, mas esquecem da essência deste mandamento superior. Lamentável!

Por algum momento você já se perguntou para quem deve ser o próximo? O que é possível fazer por aquele que mim necessita? Amar segundo o mandamento bíblico, é tratar as pessoas como Deus nos trata. Você se lembra da parábola do Bom Samaritano? Então! Na narração do Senhor Jesus, o sacerdote e o levita tinham uma fé ortodoxa. Eles serviam no templo. Mas eles falharam em viver a fé amando o próximo. A fé era ortodoxa, mas estava morta, não era capaz de amar verdadeiramente (Lc 10.31,32). Triste isso, hem! O cristão que observa a lei do amor agrada a Deus, mas quando mostra parcialidade comete pecado. Meu irmão! Saiba que, quem não ama comete pecado, pois, transgride a lei.

De que vale um cristianismo rebuscado, caricaturizado, com tanta regra litúrgica, regras no viver diário e recheado de costumes, se nele o amor a Deus e ao próximo inexiste? Deus não busca em nós cristãos essa vertente religiosa pelo contrário quer em nós vida separada do mundo e um autêntico sentimento de amor pelo próximo sem qualquer discriminação com base em roupas, raça, classe social, riqueza, sexo. Discriminar é violar a lei do amor. Sempre é bom dizer que o cristão deve tratar todas as pessoas como gostaria de ser tratado. Sim, as nossas atitudes e nossos atos em relação aos outros devem ser guiados pelo amor.

 

Oração:

Senhor Deus, Eterno Criador dos céus e terra, és bendito para sempre. Meu Senhor, mais uma vez venho a ti em oração, pedir graça para vencer minhas atitudes meramente humanas, carnais, recheada de orgulho próprio, capaz de destruir relacionamentos e afastar as pessoas para longe de Deus. Pai querido tenho e exemplo de Jesus que amou acima do meramente humano, cuidou das pessoas em seu corpo, alma e espírito, sem desampará-los, pois os via como ovelhas que não tem pastor e cuidava das suas feridas. Ajuda-me ó Deus a viver o autêntico cristianismo, sem máscaras, sem egoísmo e orgulho próprio. Ajuda-me com tua graça a amar. Sim, Senhor a amar incondicionalmente. Peço-te em nome de Jesus. Amem!


#Cmpartilhe

#Comente


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Salvai-vos desta geração perversa"

Rebelião Contra os Líderes

É tempo de despertar