Apego ao Sistema Mundano e Seus Graves Prejuízos a Vida Cristã


Por Nonato Souza

Um fator que nos impede viver um autêntico cristianismo é o apego ao sistema mundano.

Mundo (gr. kosmos), frequentemente se refere ao vasto sistema de vida desta era, fomentado por Satanás e existente à parte de Deus. Consiste não somente nos prazeres, obviamente imorais e pecaminosos do mundo, mas também é uma referência ao espírito de rebelião contra Deus.

Geralmente são três as palavras gregas de onde, às vezes. se traduz a palavra mundo. "Oikoumene", geralmente é usada indicando o mundo habitado ou a terra onde vivemos. "Aion", que às vezes é traduzida por mundo, mas geralmente por século, dando a entender que se refere à era em que vivemos (Rm 12.2; 2Co 4.4, Gl 1.4), caracterizando também o sistema de idéias deste e da humanidade. Em tais casos, aion é quase intercambiável com a palavra grega "kosmos", que descreve a ordem do sistema que governa esta terra habitada.

O termo grego "kosmos", é complexo e difícil de definir. Um exemplo claro disso são os textos de João 3.16, onde o apóstolo diz que Deus ama este mundo (kosmos) e de 1 João 2.15, onde somos instados a não amar o mundo (kosmos). Nesse caso, temos de recorrer ao contexto, que vai nos dizer qual é o sentido exato que o seu autor pretendeu transmitir ao usar a palavra mundo. Às vezes, pode indicar a terra, outras vezes, todo o mundo dos seres humanos e, ainda, em algumas vezes, todo o sistema sobre o qual reina Satanás (Jo 12.31; 1Jo 5.19).

Sobre o assunto, Jesus disse: “Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas, porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos aborrece” (Jo 15.19). A Palavra de Deus condena peremptoriamente todo tipo de mundanismo e faz afirmação acerca deste assunto (1Jo 2.15,16; Tg 4.4).

Mundanismo é entendido como o modo de viver sem Cristo em oposição à vontade de Deus. Os estudiosos desdobram o mundo pecaminoso em três segmentos, a saber: 1) prazeres mundanos (Hb 11.24-26); 2) alianças mundanas (2Co 6.14-18); 3) companhias mundanas (Sl 1.1; Pv 4.14; 1Co 5.11; Rm 16.17; 2Ts 3.6), comportamentos estes dos quais o cristão deve manter-se afastado, para o seu bem estar espiritual. Sobre este assunto escreve BUBECK:

“Sendo nosso inimigo, o mundo é todo um sistema organizado, formado de variadas e mutantes filosofias sociais, econômicas, materialistas e religiosas, que se expressam através das organizações e personalidades dos seres humanos. O sistema do mundo em sua função é uma expressão composta de depravação do homem e das intrigas do governo de Satanás, combinadas em oposição ao governo soberano de Deus.”

Em seu viver neste mundo, deve o crente apresentar-se exemplarmente. Não se trata apenas de não usar roupa curta e sensual, gíria ou prostituição. Mundanismo vai além disso e sobrevive em nossa natureza pecaminosa.

Na verdade, somos mundanos quando temos e vivemos as mesmas aspirações e nos comportamos como seres humanos que não têm nenhum temor de Deus, quando pagamos mal com o mal, mentimos em benefício próprio ou para nos fazer agradáveis, desejamos a mulher do nosso próximo, invejamos o sucesso alheio, tentamos subornar o guarda de trânsito, “furamos” filas nos mais diversos lugares, estacionamos nosso veículo em local proibido, comemos escondidos em supermercados sem pagar o que comemos, colocamos mentiras em nossos currículos, participamos de negócios escusos fazendo negociatas em nosso benefícios ou do nosso amigo mais íntimo, compramos diplomas, recebemos propinas (neste tempo de eleição tem os que vendem os votos dos irmãos como se propriedade deles fossem), apresentamos atestados falsos em nosso trabalho, não honramos nossos compromissos na praça, dentre muitas outras prática contrárias aos príncípios da Palavra de Deus.

Tudo isso é mundanismo grave e é impressionante como tem gente crente envolvida com este tipo de comportamento! Meu Deus, é profundamente lamentável!
Neste mundo pós moderno, onde predomina o “sistema mundano”, o crente que quiser ter vida diferente terá problemas, será aborrecido, perseguido e chegará o tempo em que será trucidado ou lançado no calabouço, ali ficando até a morte. É duro até pensar o que fazem alguns líderes cristãos que estão comprometidos com o sistema mundano para alcançar os seus efêmeros objetivos. É de causar asco em qualquer ser humano que tenha o mínimo de temor a Deus.

Cada cristão deve viver vida cristã autêntica, renunciar a si mesmo para vencer o mundo, não aceitando o modelo que está posto ai fora, que aliás, tem contaminado muita gente, levando a se afastar de Deus e da comunhão dos santos.

Diante desse quadro, fica claro que o mundo é absolutamente hostil a todos nós, servos de Deus. Por isso mesmo, deve-se investir todos os recursos possíveis para não se deixar dominar por esse sistema corrompido e corruptor. O apego ao mundanismo leva o crente ao esfriamento espiritual, tendo como consequência o afastamento de Deus e de sua Palavra.

Ao sermos advertidos a não amarmos o mundo nem as coisas que no mundo há, estamos sendo orientados de que por trás de todo empreendimento meramente humano está um espírito, uma força ou um poder maligno agindo contra Deus e a Sua Palavra. Estejamos certos, repetimos, o mundanismo e o apego às suas práticas são impedimentos ao que Deus deseja fazer em nossas vidas pelo Espírito Santo. É esta a recomendação da Palavra de Deus aos que querem uma vida separada do mundo e se posicionarem a favor do cristianismo puro e simples.

Deus tenha misericórdia de nós.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Salvai-vos desta geração perversa"

Rebelião Contra os Líderes

É tempo de despertar