segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

3 Anos do blog Desafiando Limites: Retrospectiva e Perspectivas

Por Wallace / Desafiando Limites e Vencendo Barreiras!

passado-presente-futuro

3 Anos do blog Desafiando Limites: Retrospectiva e Perspectivas

Agora no final de janeiro completam-se 3 anos que o blog Desafiando Limites veio a existir como um blog de verdade. Explico: eu comecei o projeto bem antes, mas não consegui levar a cabo no Blogger. Então, no final de janeiro de 2010, estando de férias na casa de meus pais, dei (re)ínicio ao projeto do blog, onde reuni alguns textos esparsos que já havia publicado em outros locais. Esses textos têm, geralmente, algo como “Do fundo do baú” em seus títulos ou marcadores. Desses, um dos que mais gosto é o Uma reflexão antes de desistir. Aapesar de não ser muito popular, esse post foi um dos que mais marcaram minha vida de aprendiz de escritor/blogueiro.
Quando eu iniciei este blog, eu tinha algumas idéias na cabeça do que queria e do que achava que poderia acontecer. Algumas delas se revelaram ilusão, principalmente a de que eu iria conseguir transformar o mundo a partir de meu teclado (risos!). Bem, se você está acompanhando os noticiários pelos últimos 3 anos, vai ver que mudou pouca coisa (para melhor…) desde então. Inclusive, caso não tenha notado, o mundo não acabou em dezembro passado #gênio! Por outro lado, descobri que, ao invés de transformar o mundo, ser blogueiro me transformou, e espero que para melhor… embora minha esposa não concorde com isso (risos).
E você poderia me fazer aquela pergunta que não quer calar: Wallace, você se arrepende de ser blogueiro ou de ter iniciado um blog? Bem, em primeiro lugar, o blog Desafiando Limites é um blog cristão, que tem a fé em Cristo como pano de fundo, pano de parede e, claro, piso, forro e teto alicerçados nessa fé. Nem por isso nos restringimos a falar de assuntos que não envolvam (diretamente) a fé, mas isso fica visível naquilo que escrevo. Provavelmente, essa deve ser a causa de eu não ser famoso, e o blog não “bombar”… mas, faz parte (risos).
Enfim, o ano de 2012 foi marcado por alguns acontecimentos interessantes. E, antes que você me pergunte, não, não foi porque o mundo não acabou em 12/12/12! Mas, o que aconteceu no ano passado que foi digno de nota? Várias coisas, entre elas:
  1. chegada da Raíssa Bomtempo, no tempo de Deus, com muitas idéias interessantes e desenvolvendo novos e palpitantes temas;
  2. chegada do Tagore Morais, um adolescente abençoado e apaixonado por Deus, com um testemunho de conversão muito forte;
  3. chegada do pr. Nonato Souza, um homem de Deus que desenvolve seu ministério pastoral com ênfase em famílias, a célula mater da sociedade;
  4. nos aproximamos de quase 300.000 visualizações de posts em 2012, vindas de mais de 100 países diferentes – é a bênção se esparramando (risos);
  5. crescemos bastante em número de posts publicados – graças aos novos autores – e de comentários recebidos nos posts – adivinhe graças a quem… hehe
olhando-futuro-longo-prazo
Esses abençoados irmãos e irmã chegaram botando moral no blog, postando artigos que bombaram nas estatísticas e mexeram com muita gente, abençoando-as até o tutano (não é verdade, pr. Nonato? risos). Mas, mais do que isso, formou-se uma relação de amizade, admiração e respeito entre nós, um verdadeiro tesouro em forma de relacionamentos saudáveis e agradáveis. Bom, pelo menos para mim, foi!  =o)
Estes foram os posts mais populares em 2012, em visitação:
No ano passado, após uma campanha chorosa e implorante para que os leitores avaliassem nossos posts, contabilizamos um aumento expressivo no feedback recebido. Nossas principais categorias de avaliação são as Estrelas (onde você pode escolher de UMA – péssimo – a CINCO –excelente) e Gostei. Escolhemos apenas os Top 3 de cada, e agradecemos MUITO (de verdade) a todos os leitores que avaliaram nosso trabalho:
TOP 3 – Estrelas: Melhores do público (obs.: 221 estrelas recebidas)
TOP 3 – Gostei: Posts mais votados (obs.: 462 votos recebidas)
Observação: contabilização dos votos feita enquanto o post estava sendo redigido.
Em uma frase? É muita bênção (risos).
page-blog-chalenge
Outra coisa que iniciamos em 2012 foi nossa página no facebook, que nos trouxe um retorno acima do esperado, contando hoje com quase 9.000 fãs. O crédito da página bombar assim é, em grande parte, da Raíssa, que tem muitos amigos no facebook e é bastante ativa, sempre movimentando seu perfil com fotos bacanas e frases que nos desafiam a pensar e refletir.
E quais são nossas perspectivas para 2013? Esta é uma pergunta simples, mas de resposta complexa e, por que não abrir o jogo, variável. Afinal, é bom fazer planos, mas planos podem ser mudados, adaptados, cancelados e até mesmo frutrados. Mas, mesmo correndo o risco de fazer planos apenas para depois verificar que não se concretizaram, nós temos alguns sonhos que queremos ver realizados até o fim do ano:
  1. lançar um livro com alguns dos melhores posts do blog, além de outros inéditos. Mas, por que lançar um livro se os posts estão disponíveis aqui? Bem, algumas pessoas simplesmente gostam de ler livros e, com a recente e crescente popularização de e-readers no país, lançar um livro físico e em formato digital ainda é uma forma de alcançar mais pessoas, além de abrir portas em outros espaços;
  2. abrir espaço para mais um autor/autora no blog. Cada um de nós, eu, o pr. Nonato Souza, a Raíssa e o Tagore, escrevemos sobre assuntos diferentes e sob pontos de vista diferentes. Nenhum de nós escreve igual ao outro. Cada um aborda um tema, um assunto e sempre de forma diferente. E cada um tem, também, seus leitores fiéis. Ora, por que não considerar que pode haver alguém capaz e talentoso que poderia somar conosco?
  3. nosso layout está um pouco batido, e tem sido difícil encontrar um template (modelo de tema) que nos agrade e que permita a mesma estrutura atual com uma nova roupagem. Vamos continuar buscando e, se acharmos, mudaremos um pouco nosso visual. Pergunta: você acha que devemos mudar nosso layout? Sim, não ou não faz diferença?
Enfim, são projetos simples e pouco ambiciosos – mas podem surgir outros, claro – mas não quer dizer que consigamos alcançar todos. Mas, vamos tentar. Se você puder nos ajudar em oração, considere desde já receber nossa gratidão.
levantando-caidos
E, concluindo, estaremos aqui, enquanto Deus nos permitir, levantando os caídos, fortalecendo os fracos e ajudando outros a encontrarem o norte para sua vida e o caminho para o sucesso. Tudo isso, claro, dentro de nossas próprias limitações.
E você, quer se juntar a nós nessa empreitada? Quer ser autor do blog? Comente ou entre em contato que avaliaremos seu perfil, ok? Se você pode nos ajudar com um novo template, que preserve nossas características principais, e acha que sua contribuição será vantajosa, estamos abertos a sua sugestão e proposta.
Que Deus nos dê um 2013 de muitas bênçãos, e que possamos estar aqui até o dia em que pudermos deixar nossa contribuição para uma sociedade melhor, uma igreja melhor e, principalmente, pessoas melhores.
E lembrando: a cada dia que tentamos ajudar aos outros nós estamos nos tornando, mesmo sem perceber, pessoas melhores também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário