Arrebatamento, a maior esperança da igreja

Por Pr. Nonato Souza
“Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor” (1 Ts 4.15-17).

Vivemos em um mundo sem esperança, afastado de Deus e sem paz. Todos quantos vivem sem esperança não podem se considerar pessoas felizes (Jó 27.8). O homem adquire sua maior felicidade quando tem um encontro pessoal com Jesus, o perdão dos pecados pela fé no sacrifício expiatório do Cordeiro de Deus (Jo 1.29). Esse ato de felicidade se completa, com a maior de todas as esperanças do salvo, a certeza plena da volta de Jesus Cristo.

A esperança da sua vinda trás ao crente motivação para a prática da vida cristã dia a dia (1Co 15.19). Se Jesus não vai voltar novamente, qual a importância de cultuá-lo, crê nele, viver para Ele, fazer parte de sua igreja? “Se Jesus jamais voltará a esta terra, que tipo de esperança podemos alimentar no tocante a um futuro encontro com Ele? Se não temos esperança de que Ele voltará, como podemos está certos de que iremos para Ele?” (Geziel Gomes. O Rei Está Voltando, pg. 89). Mas, graças a Deus, que temos esta promessa (Jo 14.3; Ap 22.12; At 1.11; 1Ts 4.16-18).
Enquanto aguardamos nosso salvador, Cristo o Senhor, fortaleçamos a nossa fé, para continuarmos caminhando neste mundo turbado e cheio de dores, conscientes que nossa esperança é viva (1Pe 1.3).

O Arrebatamento da Igreja.

O termo significa retirada brusca, inesperada e sobrenatural da Igreja deste mundo, a fim de que se encontre com o Senhor Jesus nos ares, por ocasião de sua segunda vinda (Claudionor Corrêa de Andrade. Dicionário Teológico com definições etimológicas e locuções latinas, pg. 62).

A palavra “arrebatamento” vem da palavra latina “raptus”, significando transportar de um lugar para o outro. Os tradutores da Bíblia latina usaram ainda a palavra “rapere”, que é uma raiz da palavra “rapto”. Equivale ao grego arpazo (Jo 10.28,29; At 8.39), usada cerca de 14 vezes no Novo Testamento. A idéia básica é “remover ou arrebatar repentinamente”. O arrebatamento é caracterizado como uma “vinda para traslado” (1Co 15.51,52; 1Ts 4.15-17), na qual Cristo vem para Sua Igreja.

Acredita-se que a humanidade estar prestes a passar por um período de Tribulação, mas Cristo Jesus querendo livrar aqueles que aceitaram a sua palavra irá arrebatá-los deste mundo antes que qualquer mal lhes aconteça. Esta é a promessa de Cristo através do apostolo Paulo, livrar os seus escolhidos da grande tribulação, que é a ira futura (ITs 1:10).

Assim como Deus arrebatou a Enoque, livrando-o da tribulação e dos horrores do dilúvio, irá livrar a igreja deste período horrendo de tribulação que se abaterá sobre a terra. A única maneira de livrar a igreja deste tempo terrível é tirando-a deste mundo antes que o período tribulacional tenha início. Isto também é o que defende a escatologia pré-tribulacionista e pré-milenista.

O Arrebatamento Pré-Tribulacional da Igreja.

Há os que crêem no arrebatamento pré-tribulacional. Estes, crêem que antes do período de sete anos, conhecido como Tribulação, todos os santos (tanto os vivos quanto os mortos) serão arrebatados para o encontro do Senhor nos ares, sendo em seguida levados ao céu. O arrebatamento pré-tribulacional compreende a primeira fase da segunda vinda de Cristo. Podemos dizer que este é o mais comovente e empolgante evento profético da Bíblia. Apóstolo Paulo ensina claramente sobre o assunto em 1 Tessalonicenses 4.15-18, o texto citado como base para esta meditação.

Temos conhecimento pela Palavra do Senhor, que todos os crentes mortos desde o dia de Pentecostes, repentinamente, sem nenhum aviso serão transformados em corpos ressurretos para estarem sempre com o Senhor. Apóstolo Paulo volta a citar sobre o assunto em 1Coríntios 15.51-53. “Eis que vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque convém que isto que é corruptível se revista de incorruptibilidade e que isto que é mortal se revista de imortalidade”.

LaHaye cita sobre aqueles que haverão de ressuscitar e conseqüentemente passar por esta transformação para em seguida subir ao encontro do Senhor nos ares. Ele diz:
“Mesmo aqueles cujos corpos há muito tempo se decompuseram, ou cujas cinzas foram espalhadas sobre os oceanos, receberão um novo corpo. Este novo corpo se reunirá com o espírito da pessoa, que Jesus trará consigo. Então os corpos daqueles que igualmente aceitaram a Cristo como o Salvador e que estiverem vivos na ocasião também serão instantaneamente transformados em novos corpos imortais. Juntos, todos os crentes serão transportados subitamente aos céus para encontrarem o Senhor. (Tim LaHaye e Ed Hindison. Enciclopédia Popular de Profecia Bíblica. CPAD. pg. 83).

O fato da segunda vinda de Cristo é mencionado cerca de 321 vezes no Novo Testamento. Paulo se refere ao evento mais de 50 vezes, epístolas inteiras e capítulos inteiros dos evangelhos são dedicados ao assunto.

A segunda vinda de Cristo acontecerá de acordo com o que podemos depreender das Escrituras do Novo Testamento, em duas fases distintas. Na primeira fase, Ele virá arrebatar os santos (1Ts 4.13-17). Será uma surpresa, pois Ele virá secretamente (Mt 24.39-44; 1Co 15.52; 1Ts 5.2). Na segunda fase de sua vinda, virá com os santos em glória. É a sua revelação pública, sua manifestação ou aparecimento visível a Israel e às demais nações (gr. epifanéia), para destruir o sistema criado pelo Anticristo, libertar Israel dos seus adversários e implantar o Reino Milenar de Cristo (Ap 20.2-7).

Para podermos compreender melhor a segunda vinda de Cristo, precisamos perceber que esta possui fases distintas. A primeira, invisível aos olhos do mundo, é o arrebatamento; e a segunda fase, é a manifestação pessoal de Cristo em glória.

“Certamente, cedo venho. Amém! Ora, vem, Senhor Jesus! (Ap 22.20).

Comentários

  1. De link em link, acabei aqui no seu blog. Gostei do conteúdo. Vou me tornar seu seguidor. Aproveito para lhe convidar a conhecer o meu blog. Espero sua visita, meu blog é o pastorapologética e se desejar segui-lo, será uma honra.
    Seus comentários também serão muito bem-vindos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

"Salvai-vos desta geração perversa"

Rebelião Contra os Líderes

É tempo de despertar