quarta-feira, 8 de junho de 2011

HOJE - 08.06.2011 - 100 ANOS DO PRIMEIRO BATISMO COM O ESPIRITO SANTO NO BRASIL

Por pastor Carlos Roberto
À uma hora da manhã do dia 8 de junho de 1911, em sua residência na Rua Siqueira Mendes, 79 (atual 161), em Belém - (PA), Celina Albuquerque foi a primeira pessoa, em solo brasileiro, a ser batizada com o Espírito Santo. Estava confirmada a verdade pregada pelos missionários, que anunciavam um novo batismo.
Logo ao amanhecer, a irmã Nazaré apressou-se a ir à casa de José Batista de Carvalho, na av. São Jerônimo, 224, levando consigo a boa nova de que a irmã Celina recebera a promessa conforme a Palavra de Deus. Na casa de José Batista estavam reunidas várias pessoas, entre elas Manoel Maria Rodrigues, diácono da Igreja Batista. Ele declarou mais tarde: “Foi nesse momento que ouvi falar e cri no batismo com o Espírito Santo”.
Maria de Nazaré, no dia seguinte, teve a mesma experiência: era batizada com o Espírito Santo.
Imediatamente, todos os membros da igreja tiveram conhecimento do fato e algumas pessoas resolveram ir à casa de Celina, a fim de averiguarem pessoalmente o que estava acontecendo. Entre os interessados estavam os irmãos José Plácido da Costa, diácono e superintendente da Escola Dominical; Antônio Marcondes Garcia e esposa; Antônio Rodrigues e Raimundo Nobre, seminaristas.
Os dois missionários não silenciaram, continuando a pregar a Palavra de Deus. Realizavam reuniões de oração onde moravam, local agora muito visitado pelos membros da igreja. O clima naquela pequena comunidade evangélica era de tensão. Formaram-se dois grupos: o daqueles que aceitavam a doutrina pregada pelos missionários e se mantinham firmes nas suas opiniões e o grupo daqueles que rejeitavam a doutrina do batismo com o Espírito Santo e não se conformavam com a presença dos missionários no seio da igreja.
Em que pese durante todo o mês de Junho as Assembleias de Deus no Brasil comemorarem o seu centenário de fundação, exatamente hoje, se comemora o fato que gerou a fundação da denominação, ou seja, a primeira experiência do batismo com o Espírito Santo, registrada pela história no Brasil.


Fonte: http://pointrhema.blogspot.com/

Um comentário:

  1. APAZ DO SENHOR! QUERO AQUI ENFATIZAR QUE A NÃO FOI A IRMÃ CELINA A PRIMEIRA PESSOA A SER BATISTA NO ESPIRITO SANTO, NO BRASIL! A IRMÃ CELINA SÓ SE COVERTEU EM 1911 E EM 1910 JÁ HAVIA NO PARANÁ UM GRUPO DE PENTECOSTAIS LIDERADO POR FRANCISCON QUE RECEBERÃO O BATISMO NO ESPIRITO SANTO, ENTRE ELES ESTAVA VICENZO PIEVANI QUE ACEITOU O SENHOR COMO SEU SALVADOR EM ABRIL DE 1910 E RECEBEU O DOM DO ESPIRITO SANTO.
    PORTANTO NÃO FOI A IRMÃ CELINA ALBURQUERQUE! ESTE PRUPO PERTENCE A CCB.
    FICAM NA PAZ DO SENHOR.

    ResponderExcluir