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O líder de mocidade e os seus cuidados

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Por Nonato Souza Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina; persevera nestas coisas; porque fazendo isto, te salvará, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem (1 Tm 4.16). A recomendação de Paulo ao jovem obreiro Timóteo é um belo texto para iniciar esse importante assunto. Isto porque um dedicado servo de Deus pode ocupar-se em excessivas tarefas no dia a dia do seu ministério que se esqueça de cuidar de si mesmo, dos seus e de sua vida espiritual. Há um longo histórico de perdas, decepções e frustrações na vida de muitos líderes porque não tiveram a graça e sabedoria necessária para priorizar a coisa certa no tempo e lugar certo. O líder jovem precisa antes de cuidar das coisas externas, capaz de consumir todo o seu tempo, ser cuidadoso consigo mesmo. Observa-se que na recomendação de Paulo a Timóteo, “tem cuidado de ti mesmo”, vem antes de “e da doutrina”, o que revela a necessidade que se tem de maior cuidado consigo mesmo e com sua vida espiritual, antes de despender uma

Amando acima do meramente humano

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Por Nonato Souza Eu, porém, vos digo: amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem (Mt 5.44). Amar os inimigos, bendizer aos que nos maldizem, fazer bem aos que nos odeiam e orar pelos que nos maltratam e nos perseguem, são atitudes positivas impostas aos que se declaram filhos de Deus.  Sabe-se que é natural amar os amigos; amar os inimigos, porém, é sobrenatural. Este tipo de comportamento é exigido dos crentes que devem aplicar uma justiça mais elevada, além do "amar o próximo e aborrecer o inimigo" (Mt 5.43). Fica claro que a força necessária para tanto é ter morrido para seus próprios interesses, suas preocupações. Devemos tratar bem as pessoas independente do que elas são, possuem ou tem feito a nós. Jesus ensinou este princípio fundamental ao enviar a chuva e ordenar que o sol brilhe sobre pessoas más e injustas. As colheitas das pessoas más são tão abençoadas quanto a da

A Igreja passará pelo período tribulacional?

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Por Nonato Souza Porque naquele dia haverá uma aflição tal, qual nunca houve desde o princípio da criação que Deus criou, até agora, nem jamais haverá (Mateus 13.19). Estou certo que o iminente retorno do Senhor Jesus para arrebatar sua Igreja está agora mais perto do que quando no princípio cremos no evangelho. Temos a promessa da iminente volta do Senhor Jesus para tirar os santos desta terra antes do período tribulacional. O texto bíblico enfatiza que a humanidade  estar prestes a passar por um período de Tribulação, mas Cristo Jesus querendo livrar aqueles que  aceitaram a sua palavra irá arrebatá-los deste mundo antes que qualquer mal lhes  aconteça. Esta é a promessa de Cristo através  do apostolo  Paulo,  livrar os seus  escolhidos  da  ira futura (ITs 1:10).  Assim  como  Deus arrebatou a Enoque livrando-o dos horrores do dilúvio,  irá livrar a igreja deste período horrendo que se abaterá sobre a terra. A Tribulação será um período de sofrimento, de

É tempo de despertar

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Por Nonato Souza “E isto digo, conhecendo o tempo, que é já hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está, agora, mais perto de nós do que quando aceitamos a fé” (Rm 13.11). Não tenho dúvidas quanto à iminente volta do Senhor Jesus Cristo. Este acontecimento, que se dará mais rápido do que muitos pensam, deve levar-nos a um despertamento e vida íntima com Cristo. Queremos ser encontrados fiéis quando Ele retornar para buscar os santos. Pelo que está diante dos nossos olhos, não temos dúvidas que o tempo da nossa salvação está próximo e o dia está raiando! É hora de despertarmos do sono e estarmos preparados para o iminente retorno do Senhor Jesus. Apóstolo Paulo faz algumas observações admoestando os salvos quanto ao assunto. Ele diz: “ DESPERTEM! ” (Rm 13.11). A recomendação é para um estado de vigilância e cuidado com a vida espiritual, uma vez que se vive em um mundo distanciado de Deus que a qualquer momento será submergido no Dia da ira do Senhor preste

A influência do neopentecostalismo no movimento pentecostal clássico (4/4)

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Por Nonato Souza. “Irmãos, venho lembrar-vos o evangelho que vos anunciei, o qual recebestes e no qual ainda perseverais; por ele também sois salvos, se retiverdes a palavra tal como vo-la preguei , a menos que tenhais crido em vão. Antes de tudo vos entreguei o que também recebi; que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado, e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as escrituras” (1 Co 15.1-4; ARA; O grifo é meu). Neopentecostalismo, um modelo que não interessa ao pentecostalismo clássico, portanto, não interessa à Assembleia de Deus. Esse “cristianismo” estranho professado pelos neopentecostais não deveria nos atrair, embora tenha conhecimento de muitos que estão flertando com o mesmo. Coisas estranhas, igrejas locais despreparadas e totalmente distantes das doutrinas bíblicas é o que se tem visto. A sociedade está estarrecida com o que os líderes desses movimentos estão fazendo, existe gente envolvida em situações constrangedoras

A influência do neopentecostalismo no movimento pentecostal clássico [3/4]

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Por Nonato Souza “Irmãos, venho lembrar-vos o evangelho que vos anunciei, o qual recebestes e no qual ainda perseverais; por ele também sois salvos, se retiverdes a palavra tal como vo-la preguei, a menos que tenhais crido em vão. Antes de tudo vos entreguei o que também recebi; que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado, e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as escrituras” (1 Co 15.1-4; ARA; O grifo é meu). Esta é a terceira parte sobre “a influência do neopentecostalismo no movimento pentecostal clássico”. Abordaremos algumas práticas neopentecostais nocivas ao verdadeiro pentecostalismo. Não se vê no neopentecostalismo, o perfil do pentecostalismo clássico. O que se observa em algumas igrejas neopentecostais são doutrinas heréticas, movimentos estranhos contrário ao que ensina a Palavra de Deus. Citarei alguns ensinos e práticas do movimento neopentecostal cuja ênfase é incompatível com as escrituras. Confissão positiva.