É RELIGIOSO MAS NÃO AMA O PRÓXIMO NEM SE GUARDA INCONTAMINADO DO MUNDO

 


Pr. Nonato Souza


"A religião pura e sem mácula para com o nosso Deus e Pai é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas aflições e guardar-se incontaminado do mundo" (Tiago 1.27).


É bom enfatizar que o termo “religião” não está relacionado com práticas exteriores, ou o culto a um deus. Observe que Tiago usa o termo para explicar que a religião pura nada tem a ver com cerimônias templos ou dias especiais de festas, antes fala de praticar a Palavra e compartilhar com outros por meio do testemunho cristão, serviço a Deus e uma vida separada do mundo.

Uma fé firme baseada na Palavra caminha com ações sólidas. Nosso modo de vida deve agradar a Deus sempre, mas também a ênfase está em ajudar o nosso próximo. No texto acima, Tiago passa a explicar religião em termos de serviço prático e de pureza pessoal. É bom que se entenda que os rituais realizados com reverência não são errados; mas, se uma pessoa se recusa a obedecer a Deus na sua vida diária, a sua “religião” ou vida cristã não é aceita por Deus.

Pelo texto acima mencionado pode-se observar que as religiões falsas são conhecidas por suas impurezas e falta de caridade. Quando se serve a Deus verdadeiramente, se faz as coisas como que estando na presença de Deus. Uma vida piedosa e sem mácula deve manifestar sempre o amor não fingido que busca amar o próximo e cuidar veementemente dos desprotegidos e necessitados. Não é a toa que o texto menciona órfãos e viúvas, eles eram mencionados com frequência nas preocupações da igreja primitiva, porque, obviamente, eram os mais necessitados naqueles dias. Eles não tinham herança na sociedade judaica e viviam praticamente à margem da sociedade.

Nos escritos de Paulo, apóstolo dos gentios, vemo-lo organizar um procedimento completo a respeito das viúvas em suas próprias igrejas (1Tm 5. 3-13). Elas não podiam ter emprego, e as suas heranças iam para os seus filhos primogênitos. Esperava-se que as viúvas fossem sustentadas pelas suas próprias famílias. Se assim não acontecesse, se viam reduzidas a mendigar, se venderem como escravas, ou passar fome. Quando a igreja cuidava dessas pessoas estava, na verdade, colocando em prática a Palavra de Deus.

Ao ensinar esses princípios, Tiago lhes mostra sobre a prática cristã tão necessária em todos os tempos. O conteúdo da fé é a morte de Cristo e sua ressurreição. O cuidado para com os necessitados não é o conteúdo do cristianismo, mas sua expressão. A prática da verdadeira religião é o amor e o cuidado que se dispensa pelos outros. Servir a Deus e ao próximo é a pratica da fé em ação. Seremos julgados com base neste aspecto prático da religião (Mt 25.34-46). Ao olhamos no espelho da Palavra, vemos a Deus, a nós mesmo e, o nosso próximo (Is 6.3-8). O amor não é guardado, é praticado (1Jo 3.11-18).

A prática da verdadeira religião exige visitar os órfãos e viúvas em suas aflições e isso não é pietismo, é socorro, cuidado, empatia, compaixão manifesta com ajuda concreta para com os que sofrem. Nunca se desprezará este aspecto quando se vive o autêntico cristianismo.

Bom, para concluir, Tiago mostra em suas palavras que a verdadeira religião é ainda “guardar-se incontaminado do mundo”. Isto significa dizer que é ter uma vida separada para Deus.  Certamente Tiago esta nos fazendo cientes que o cristão deve ter cuidado em guardar-se dos sistemas de valores pervertidos, corruptos, sujos, imorais e inconsequentes. Estes males, certamente, desgastam os valores de Deus, corroendo os absolutos da Palavra, instaurando o relativismo, o conformismo, o imediatismo e o hedonismo, por fim levando ao comprometimento com o pecado. Nossa proteção de tudo isso virá do nosso comprometimento com o sistema ético moral de Cristo e não com o do mundo. Se nos adaptarmos aos valores do mundo baseados no dinheiro, no poder e no prazer, certamente pereceremos. Temos no texto sagrado o triste exemplo de Demas que amou o presente século (2Tm 4.0). Que Deus nos ajude e tenha misericórdia de nós.

 

Oração:

Senhor Deus, Criador dos céus e terra, és bendito para sempre! Toda honra, poder e glória pertencem a ti somente. Senhor me ajuda, por tua graça, te servir fielmente em meio a este mundo corrompido e perverso. Que minha vida de fé esteja firmada na tua Palavra a fim de agradar a Deus. Dá-me Senhor uma vida piedosa e sem mácula para que eu manifeste o amor não fingido que busca amar o próximo e cuidar dos desprotegidos e necessitados. Senhor me livra do sistema mundano pecaminoso, preservando minha vida em ti, todos os dias. Peço-te, em nome de Jesus. Amém!


#Compartilhe

#Comente


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Salvai-vos desta geração perversa"

Rebelião Contra os Líderes

É tempo de despertar