UM SERVO CATIVO

 


Pr. Nonato Souza.


"Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos que se encontram na Diáspora. Saudações" (Tiago 1.1).


Inicialmente devo dizer que Tiago faz parta das chamadas Cartas Universais. É uma carta bem prática sendo também conhecida como “Guia Prático para a Vida e Conduta Cristã”.

Como indicado no versículo acima epigrafado, Tiago, irmão do Senhor Jesus é o autor da carta. Ele era líder da igreja em Jerusalém, mas durante o ministério do Senhor Jesus era incrédulo, tendo, provavelmente, se convertido após a ressurreição de Jesus e testemunhado sua ascensão ao céu.

Tiago se apresenta em sua carta como: “Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo”, o que implica a obediência absoluta de Tiago, sua humildade absoluta, lealdade absoluta e honra absoluta.

O que gosto em Tiago é que ele se apresenta não como líder ou presidente da igreja em Jerusalém, mas como um autêntico cristão. Poderia muito bem ter se apresentado como irmão do Senhor Jesus, mas se identifica como “servo” (gr. doulos), que literalmente trás o sentido de um servo cativo ou escravo, com toda humildade, apesar de ocupar uma posição de autoridade dentro da igreja.

Estava ai um disposto e obediente servo do Senhor Jesus que era um escravo não por força ou necessidade, mas, por escolha. Na verdade, Tiago era um servo adorador, um homem que servia a Deus e reconhecia, aceitando a divindade de Jesus.

A história narra que Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, foi martirizado no ano 62 d.C., pelo Sinédrio. Era homem amado pelo povo mas odiado pela aristocracia sacerdotal que governava a cidade. A virtude que estava sobre sua vida era tão intensa que foi denominado de “Tiago o justo”. Tinha longos períodos de oração ao Senhor a ponto de ser descrito como tendo a pele dos joelhos “dura como a de um camelo”. O sumo sacerdote da época levou Tiago ao Sinédrio, sendo ele condenado e apedrejado por testemunhar de modo fiel do seu Salvador. Diz-se que ele morreu orando da seguinte maneira: “Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que fazem”.

Por vezes me vem à mente que ser “servo cativo do Senhor Jesus” está cada dia mais difícil. Gosto muito da expressão do Senhor Jesus que disse: “Tal como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir” (Mt 20.28). Esta expressão do Senhor Jesus mostra exatamente o que faz o servo: servir. Havia entre os discípulos a sempre intrigante pergunta sobre “quem é o maior no Reino dos céus”. Em nossos dias não é diferente. Que há uma preocupação exagerada com posições e posições, isto é fato. Porque não queremos ser “servo cativo do Senhor Jesus”, mas buscamos incessantemente ocupar lugares de honra, status? É lamentável o que vemos hoje em nosso meio.

Para Tiago, era suficiente ser servo, escravo da vontade de Cristo.

 

Oração: Meu Deus e Pai, não é simples para o homem viver a vontade plena de Deus em sua vida, se não for capaz de abdicar das muitas coisas que lhe cerca. Peço-te graça e sabedoria para abdicar dos prazeres e vaidades que tentam controlar a minha alma. Dá-me forças e me conduzas a uma vida de serviço no teu Reino, obediência e dedicação a ti, para glória do teu nome. Em Cristo Jesus. Amém! 


Brasília/DF, Brasil.  

 

#Compartilhe


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Salvai-vos desta geração perversa"

Rebelião Contra os Líderes

É tempo de despertar