... Líder Eficaz


Esta singela obra traz conselhos importantes aos inúmeros lideres de ministérios de jovens das igrejas evangélicas espalhadas por este imenso Brasil. Tenho observado o trabalho incansável desse grupo de líderes que, em seu labor diário, busca promover a causa do Mestre e o progresso do Reino de Deus nestes dias tão difíceis.

O exercício da liderança nunca foi uma tarefa fácil. As dificuldades existem e estão por todos os lados. Um líder dedicado, instruído, decidido e orientado pelo Espírito de Deus andará por caminhos que o levará a uma liderança eficaz. Se submeter-se à vontade de Deus e aprender a viver sob a luz da fé será, por certo, bem sucedido neste desafiador empreendimento.

No âmbito da igreja, a liderança se faz indispensável para o cumprimento de sua missão e propósito. Está claro que sem liderança a igreja corre o sério risco de tropeçar e cair em sua peregrinação rumo à sua habitação eterna, o céu, além de, também, encontrar enormes dificuldades para realizar de forma eficaz o trabalho de evangelização e discipulado. Há uma afirmação de E. M. Bounds, piedoso metodista do século dezenove, que tenho ouvido diversas vezes nestas últimas décadas: “Nós estamos procurando melhores métodos; Deus, porém, está procurando melhores homens. Deus não unge métodos, unge homens”. Eis aí uma grande verdade. É isto mesmo, desde o princípio da raça humana, Deus tem mostrado especial preferência pelo homem, e inúmeras vezes o têm buscado para usá-lo como Seu cooperador na obra e no Seu Reino.
Jetro, sacerdote de Midiã, sogro de Moisés, aconselhou seu genro a buscar, dentre o povo, homens capazes e a colocá-los sobre o povo. Objetivava, com este conselho, fortalecer a liderança de Moisés, colocando ao seu lado líderes capazes de ajudá-lo na condução do povo. Observe o que disse o sábio conselheiro Jetro:

E tu, dentre todo o povo, procura homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade, que aborreçam a avareza; e põe-nos sobre eles por maiorais de mil, maiorais de cem, maiorais de cinquenta e maiorais de dez; para que julguem este povo em todo tempo, e seja que todo negócio grave tragam a ti, mas todo negócio pequeno eles o julguem; assim, a ti mesmo te aliviarás da carga, e eles a levarão contigo (Ex 18.21,22).

O sábio conselho de Jetro é digno de ser apreciado, pois lembra que esta necessidade persiste até hoje. Jetro viu que havia uma sobrecarga sobre a liderança de Moisés, deixando-o sobremaneira cansado, estressado e quase sem condição de dar sequência ao trabalho espiritual para o qual fora escolhido. O que Jetro viu no exercício da liderança de Moisés, o trabalho excessivo de um homem só, que era responsável por um grande rebanho, é o retrato do que acontece com muitos líderes atualmente. Há líderes que, devido à sobrecarga que têm de suportar, estão completamente esgotados, desanimados e, porque não dizer, queimados, sendo-lhes impossível dar sequência ao trabalho que Deus lhes designou para fazê-los. Com uma administração centralizadora, estão a ponto de desistir, porque o ministério recebido das mãos do Senhor tornou-se um fardo difícil de carregar.

Os bons conselhos para a descentralização na administração têm sido dados por muitos, mas sempre há líderes desatentos agindo de forma egoísta, não cedendo espaço, por entenderem que as coisas só funcionam bem se estiverem sendo desenvolvidas sob sua liderança. Ora, havendo maior distribuição de responsabilidades sobre o que há por fazer, a carga, ficará menor e, consequentemente, mais fácil de suportar. O exemplo do legislador Moisés está ai para os líderes da atualidade. Pense nisso. Veja ainda os seguintes textos: Jz 11.6; At 7.35; Hb 13.7,17.
Observando vários textos bíblicos, não é difícil perceber que a capacidade de liderança espiritual é um somatório da ação divina na vida do salvo e do desejo ardente do homem servir melhor a Deus (Pv 2.24; Jr 10.23; Sl 37.23; Pv 16.1). Assim sendo, o líder espiritual, no contexto do Reino de Deus, é aquela pessoa que está profundamente interessada e preocupada com as realizações que pode fazer para a glória de Deus e para o seu próximo do que em seu próprio benefício e para sua satisfação pessoal.

Embora alguns possam nascer com certas habilidades naturais de líder, sabe-se que liderança é algo que se constrói e se desenvolve. A conversão de alguém ao evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo, normalmente, não transforma em líder pessoa que, de outra maneira, jamais chegaria a esse posto. É possível que, havendo uma entrega total e plena ao Espírito Santo, haja liberação dos Seus dons maravilhosos, bem como de que sejam despertadas qualidades que estejam há muito adormecidas, levando a pessoa a se tornar verdadeiro instrumento de Deus, surgindo a partir daí grandes líderes do Seu povo. A pessoa bendita do Espírito Santo pode conceder aptidões espirituais que, certamente, irão potencializar a capacidade de liderança dos crentes cheios do Espírito Santo. Disso, não tenho dúvidas.


Excerto do meu livro: MINISTÉRIO JOVEM, LÍDER EFICAZ.
Se você é líder de mocidade ou exerce qualquer outro tipo de liderança em sua igreja, não pode deixar de adquirir esta excelente obra.
Ao adquirir esta obra você estará ajudando o Ministério Minha Esperança em Ceilândia Norte, Brasília, Distrito Federal.
Enviamos o seu pedido.

Contatos: 61 99209 0030 (WattsApp) / email: pr.nonatosouza@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Salvai-vos desta geração perversa"

Rebelião Contra os Líderes

É tempo de despertar