Deus precisa de líderes cheios do Espírito Santo


Por Nonato Souza.

chamado-lideranca-crista
O texto Sagrado registra a história de líderes que se tornaram exemplos de sucesso em sua liderança ao desafiarem sua incapacidade e pouca condição de liderar, porque buscaram em Deus as condições para superar e vencer grandes e difíceis desafios.

Muitos homens, que foram instrumentos nas mãos de Deus, tiveram sua formação para o exercício da liderança ainda em tenra idade, quando nem sabiam que Deus os estava formando para liderar com sucesso. Quando chegaram à fase de consciência, Deus os chamou, se revelando a eles e lhes dando uma missão específica.

Homens como Moisés, Josué, Samuel, Davi, Daniel, Paulo, Timóteo, dentre muitos outros, se tornaram verdadeiros instrumentos nas mãos de Deus para a realização dos Seus propósitos. O exemplo de liderança destes homens é uma força capaz de impulsionar os novos líderes na busca de uma liderança eficaz à frente dos seus respectivos grupos. Líderes bem sucedidos no âmbito do Reino de Deus tiveram suas vidas marcadas pela presença constante do Senhor. Deus busca líderes que queiram ser por Ele usados neste tempo presente.

Líderes cheios do Espírito Santo é uma necessidade. O texto bíblico diz: “Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete varões de boa reputação e cheios do Espírito Santo...” (At 6.3). Viver na plenitude do Espírito é sempre um desafio para o líder, haja vista as inúmeras propostas mundanas que assediam sua vida a todo o momento.
Os cristãos primitivos não tinham dúvidas sobre isso. Para eles, este era fator preponderante e de primeira necessidade, de modo que não havia discussão sobre esse aspecto. Todos precisavam ter vida cheia do Espírito Santo. Os apóstolos solicitaram que os líderes que fossem cuidar da distribuição diária das viúvas fossem cheios do Espírito Santo.

Ser ou não ser cheio do Espírito Santo é uma questão de vida ou morte no projeto de vida que escolhermos viver. Um líder cheio do Espírito Santo torna-se corajoso e valente em suas ações. Temos o exemplo do apóstolo Pedro, que no dia de Pentecostes fez um sermão corajoso aos líderes e anciãos dos judeus, que tinham o poder de colocá-lo na prisão e poder até para matá-lo (At 4.8).

Estêvão, também mostrou coragem e serenidade diante dos seus algozes ao expor as Escrituras, mesmo sabendo que poderia ser apedrejado, como de fato o foi (At 7.54-60). É assim que são os líderes cheios do Espírito Santo: ousados em suas realizações porque sabem que por Ele são guiados e cuidados em suas ações e decisões.

Na atualidade, há extrema confiança no intelecto e capacidades humanas que têm sido os responsáveis diretos pelo fracasso em diferentes áreas da vida cristã. Parece que líderes perderam o zelo, o fervor e a direção do Espírito Santo. Na atualidade, temos templos suntuosospregadores eruditoscrentes que detém profundo conhecimento, dinheiro mas, mesmo com tudo isso, as coisas parecem que não andam, o nosso mover se tornou vagaroso, difícil. Não caminhamos, não conseguimos avançar.

É como se estivéssemos a nos mover sobre as rodas emperradas dos carros de Faraó, com extrema dificuldade (Êx 14.25). Tal qual o vale de ossos secos da visão de Ezequiel, cada osso está ligado ao seu osso, os nervos estão em ordem, há carne e pele sobre esses nervosmas o corpo não se move. Falta-lhes o espírito de vida. Qual a explicação para tanta morosidade? Respondo sem medo de errar: falta a ação e a cooperação do Espírito Santo.  há uma solução para tudo isto: o surgimento de homens e mulheres nascidos de novocheios e guiados pelo Espírito Santo de Deus.

Extraído do livro: “Ministério Jovem, Líder Eficaz” - Autor: Nonato Souza.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Salvai-vos desta geração perversa"

Rebelião Contra os Líderes

É tempo de despertar