Postagens

Mostrando postagens de Julho, 2015

Por que se busca tão pouco o batismo com o Espírito Santo hoje?

Imagem
Por Nonato Souza

E aconteceu que, enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo atravessou as regiões altas, e chegando a Éfeso, encontrou ali alguns discípulos e lhes indagou: “Recebestes o Espírito Santo na época em que crestes?” Ao que eles replicaram: “De forma alguma, nem sequer soubemos que existe o Espírito Santo!” Diante disso, Paulo questionou: “Ora, em que tipo de batismo fostes batizados, então?” E eles declararam: “No batismo de João”. Então Paulo lhes explicou: “O batismo realizado por João foi um batismo de arrependimento. Ele ordenava ao povo que cresse naquele que viria depois dele, ou seja, em Jesus!” E, compreendendo isso, eles foram batizados no Nome do Senhor Jesus. Quando Paulo lhes impôs as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo e começaram a falar em línguas e a profetizar (At 19.1-6).
O batismo com o Espírito Santo é um revestimento de poder para o crente salvo (Lc 24.49) objetivando torná-lo uma testemunha poderosa e eficaz de Jesus em toda a terra. Os vários textos …

O líder de jovens e seus cuidados

Imagem
Por Nonato Souza

Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina; persevera nestas coisas; porque fazendo isto, te salvará, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem (1 Tm 4.16).



A recomendação de Paulo ao jovem obreiro Timóteo é um belo texto para iniciar esse importante assunto. Isto porque um dedicado servo de Deus pode ocupar-se em excessivas tarefas no dia a dia do seu ministério que se esqueça de cuidar de si mesmo, dos seus e de sua vida espiritual. Há um longo histórico de perdas, decepções e frustrações na vida de muitos líderes porque não tiveram a graça e sabedoria necessária para priorizar a coisa certa no tempo e lugar certo.
O líder jovem precisa antes de cuidar das coisas externas, capaz de consumir todo o seu tempo, ser cuidadoso consigo mesmo. Observa-se que na recomendação de Paulo a Timóteo, “tem cuidado de ti mesmo”, vem antes de “e da doutrina”, o que revela a necessidade que se tem de maior cuidado consigo mesmo e com sua vida espiritual, antes de despender uma ocupação exagera…